Menu
Busca sexta, 23 de outubro de 2020
(67) 99659-5905
BRASIL

Mais de 6,5 milhões de brasileiros possuem deficiência visual severa

14 dezembro 2017 - 15h05Por Portal Brasil

Cerca de 18,6% dos brasileiros possuem algum tipo de deficiência visual. Para reforçar a inclusão dessa parcela da população, é celebrado, nesta quarta-feira (13), o Dia Nacional do Cego.

Segundo o Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), dentre as pessoas com deficiência visual, 6,5 milhões a possuem de forma severa: 506 mil têm perda total da visão (0,3%) e 6 milhões têm grande dificuldade para enxergar (3,2%).

Uma importante medida de integração das pessoas cegas e com deficiência visual é o alinhamento do País com o Tratado de Marraqueche, que garante acesso à cultura de forma adaptada especialmente para esse público. Estima-se que, atualmente, menos de 1% das obras publicadas no mundo seja adaptada.

O tratado, que é de autoria do Brasil, em parceria com Paraguai e Equador, entrou em vigor em setembro de 2016 e foi ratificado por 20 países. O compromisso é converter as obras a formatos acessíveis e assegurar a livre reprodução delas, sem fins lucrativos e sem atrapalhar a exploração normal da obra.

Em dezembro do ano passado, o Ministério da Cultura lançou o primeiro livro adaptado em múltiplos formatos: o Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry, acompanhado de DVD com recursos como audiolivro, descrição das imagens, tradução e interpretação em libras e legendas.

Educação

Assegurar o acesso à educação também é uma prioridade do governo. Para isso, o Ministério da Educação promove o Programa Escola Acessível, que prepara o ambiente, os recursos didáticos e pedagógicos das escolas públicas de ensino regulares com alunos com deficiências. São financiadas a adequação da estrutura (como rampas, sanitários, vias de acesso, instalação de corrimão e de sinalização visual, tátil e sonora), e a compra de cadeiras de rodas e recursos de tecnologia assistiva, além de bebedouros e mobiliários acessíveis.

Há ainda o Programa Livro Acessível, que garante obras didáticas em formatos acessíveis, como em braile. Por meio da iniciativa, as secretarias de educação podem elaborar plano e solicitar recursos para implementar tecnologias assistivas de leitores digitais, que permitem o acesso do texto por áudio, caracteres ampliados, entre outras opções. O programa também disponibiliza a Plataforma Acervo Digital Acessível (ADA), ambiente virtual onde são publicados materiais para a produção de obras em braile. Para que o aluno com deficiência visual possa adquirir um livro adaptado pelo programa, ele precisa estar cadastrado no Censo Escolar e o docente deve indicar no Guia do Livro Didático o tipo de acessibilidade necessária.

Saúde

Ações de saúde podem evitar alguns tipos de cegueira e dificuldades visuais: de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% dos casos poderiam ser evitados ou tratados. O Teste do Olhinho, garantido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), detecta doenças nos olhos assim que as crianças nascem, permitindo diagnóstico e tratamento precoce de catarata, glaucoma congênito, opacidades de córnea, tumores intraoculares grandes, inflamações intraoculares, entre outras.

O glaucoma, doença que acomete cerca de 3% da população brasileira, pode levar à perda da visão em fases avançadas — segundo a OMS, 10% dos casos de cegueira são ligados ao glaucoma. O SUS oferece consultas, exames, tratamento oftalmológico, cirurgias e implante de prótese para tratar essa e outras doenças oftalmológicas.

Deixe seu Comentário

Leia Também

EDUCAÇÃO
Câmara de Ensino da UEMS ocorre nos dias 3 e 4 de novembro
BATAYPORÃ
Motorista perde o controle e tomba carreta carregada com bois na MS-276
AVANÇO DA PANDEMIA
Brasil ultrapassa 156 mil mortes por Covid, com média móvel de 471 por dia
PORTO
Sete pessoas são encontradas mortas dentro de contêiner no Paraguai
POLÍTICA E PANDEMIA
STF vai discutir em plenário se vacinação contra Covid será obrigatória
CAMPO GRANDE
Colisão entre veículo e carreta deixa motorista em estado grave na BR-163
EDUCAÇÃO
UFGD sediará um dos maiores eventos do agronegócio brasileiro
CAMAPUÃ
Homem morre após bater motocicleta na traseira de veículo na MS-436
DOURADOS
Acusado de matar mulher por asfixia no Canaã I é preso no Piratininga
TJ/MS
Justiça mantém direito a pensão com base na segurança jurídica

Mais Lidas

DOURADOS
Carona de motociclista que morreu em acidente com carreta corre risco de ter perna amputada
DOURADOS
Vítima de acidente na Marcelino Pires morre na mesa de cirurgia
FEMINICÍDIO
Agredida a tijoladas, mulher morre em Dourados após nove dias de internação
POLÍCIA
Carona de motociclista que morreu em acidente é transferida para o Hospital Universitário