Cerca de 400 bombeiros que estavam presos desde o último sábado (4) no quartel de Charitas, em Niterói (RJ), foram soltos na manhã de hoje. O grupo deve se encaminhar para a Alerj, onde outros bombeiros acampam em protesto desde as prisões.
Deixaram o local apenas os bombeiros que receberam alvará de soltura. Dez deles ainda não deixaram o quartel porque seus alvarás foram entregues com problemas e devem ser refeitos para permitir a liberação.
Os nove líderes do movimento, que estavam presos no Grupamento Especial Prisional, em São Cristóvão, na zona norte do Rio, foram soltos na noite de ontem. Dentro do quartel de São Cristovão foram tocadas sirenes no momento em que os acusados de motim deixaram a prisão.
O desembargador Claudio Brandão, do Tribunal de Justiça do Rio, concedeu habeas corpus ontem aos 429 bombeiros e dois PMs presos por ocuparem o quartel central da corporação.
Na quinta-feira (9), deputados estaduais apresentaram uma Proposta de Emenda à Constituição do Estado para anistiar os bombeiros. Na terça (7), o deputado federal Alessandro Molon (PT-RJ), um dos autores do pedido de habeas corpus, propôs uma lei que anistia os bombeiros na Câmara dos Deputados.
DENÚNCIA À JUSTIÇA
No começo da noite, o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro apresentou denúncia à Justiça contra os 429 bombeiros e dois policiais militares que participaram da ocupação do quartel central.
Os 431 presos foram denunciados por motim (artigo 149 do Código Penal Militar, pena de reclusão de 4 a 8 anos), danos em material de utilidade militar (pena de reclusão de até 6 anos) e danos a 12 carros da corporação (pena de reclusão de 2 a 10 anos).
Deixe seu Comentário
Leia Também

Estudantes de vários municípios participam de paralimpíadas neste fim de semana

Dia do Comerciante terá palestra com Edmour Saiani na Aced

Operação desmonta 'casa bomba' usada para tráfico de drogas

Geraldo chama taxação de Trump ao Brasil de arbitrária e com viés político-ideológico

Homem é preso após agredir e ameaçar matar esposa em Dourados

Morador de Dourados morre em acidente com caminhão no Paraná
Redação final da LDO está pautada para votação nesta quinta-feira

Conab estima nova safra recorde com produção de 339,6 milhões de toneladas

Mãe de menina de 1 ano morta após ser estuprada pelo pai diz que não percebeu os abusos

Gino defende uso consciente de defensivos e diz que pesquisa e educação tornam agro sustentável
Mais Lidas

Bebê de um ano morre em MS e suspeita é que tenha sido estuprada pelo pai

Produtor rural de Dourados perde R$ 100 mil em golpe da falsa venda de milho

Novo leilão do Detran tem Corsa com lance inicial de R$ 3.545
