A equipe de sete médicos que fez a cirurgia do presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o procedimento não teve intercorrências e que Lula já está acordado e conversando.
Lula, de 77 anos, passou por uma artroplastia total do quadril, no lado direito do corpo. O procedimento foi realizado na unidade de Brasília do hospital Sírio-Libanês.
O presidente deve ir para o quarto ainda no início da noite desta sexta-feira, dia 29 de setembro. A cirurgia começou por volta de meio-dia e foi até as 13h13, segundo a equipe.
"O procedimento ocorreu sem intercorrências. O presidente já se encontra acordado, indo para a recuperação pós-anestésica. Nas próximas horas o Lula irá para o apartamento, um quarto, não necessitando de semi-intensiva nem UTI, um quarto normal. Ele está já acordado, conversando. Foi sem intercorrência. Deverá ficar internado nos próximos dias", afirmou Roberto Kalil, médico pessoal do presidente.
Depois do primeiro procedimento, Lula também fez uma cirurgia de correção da pálpebra, que já estava programada, de acordo com a equipe. Essa segunda operação demorou de 15 horas às 16h16.
Segundo os médicos, Lula respondeu bem à anestesia geral e, por isso, a equipe aproveitou para a cirurgia nas pálpebras. Por isso, o tempo total de centro cirúrgico foi maior.
"Estava programada fazer uma blefaroplastia, uma pequena correção da pálpebra", afirmou Kalil.
Lula não precisará ir para a UTI, afirmou a equipe. Ele vai direto para o quarto.
Recuperação
Segundo o ortopedista Giancarlo Polesello, que comandou a cirurgia, Lula está com forças nos membros inferiores e, por isso, a equipe já vai buscar que ele levante da cama e faça exercícios "o mais rápido possível".
"Sempre tentamos tirar o paciente da cama o mais rápido possível. Isso porque evitam-se complicações. Desde que o paciente consiga, esteja consciente, recupere sua força muscular, é desejável que se tire o paciente da cama o mais rapidamente possível", afirmou.
"Se isso for conseguido, provavelmente - agora já está no final do dia - amanhã cedo a gente deve conseguir isso porque ele acordou muito bem. Já está conversando, já está com força nos membros inferiores bastante útil", completou o médico.
Os primeiros exercícios de recuperação, segundo Polesello, serão feitos ainda na cama. Depois Lula poderá levantar. Neste primeiro momento, Lula vai ter que usar andador.
"Então, provavelmente vai começar a fazer exercício ativamente na cama, depois tentamos deixar sentado na cama e, sucessivamente, até que ele consiga sair da cama, fique em pé e dê os primeiros passos. Ele vai poder pisar com toda a força no chão. Com andador, por conta do equilíbrio", explicou.
Trabalho
Os médicos informaram que Lula deve ter alta por volta de segunda-feira (2) ou terça (3).
O ortopedista Polesello explicou que é esperado que, entre quatro a seis semanas, o paciente tenha uma "boa cicatrização" e que esteja "andando com carga total e equilíbrio para ter independência nas atividades do dia a dia".
Médica da Presidência da República, Ana Helena Germoglio afirmou que a recomendação de trabalhar nas próximas semanas no Palácio da Alvorada se deve à necessidade de o presidente realizar fisioterapia. A alta recente nos casos de Covid-19 também foi levada em conta pela equipe médica.
"Já vamos sair aqui do hospital com o presidente levantando e andando. Não há limitação dele trabalhar no Alvorada. Agora a gente vai dar prioridade à recuperação e não ao despacho (trabalho). A cabeça dele já está funcionando perfeitamente, mas claro que entre despachos um e outro, vai haver fisioterapia e repouso", disse Ana Helena.
As dores que Lula vinha sentindo por causa do problema no quadril deve passar nas próximas semanas, segundo a medica.
Pós-operatório
Antes da cirurgia, a assessoria do presidente informou que ele deve trabalhar por pelo menos três semanas na residência oficial do Palácio da Alvorada, sem utilizar o gabinete do Palácio do Planalto.
Lula também deve ficar de quatro a seis semanas sem realizar viagens. O presidente planeja retomar os destinos internacionais no final de novembro, com a participação na Conferência do Clima das Nações Unidas (COP), que será realizada nos Emirados Árabes.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Taxista condenado por matar companheira no Mato Grosso é preso

Flávio diz que não viu vídeo de Michelle e não tem relação com ela

Mulher é presa por ameaça no contexto de violência doméstica

Porteiro vítima de ameaças em hospital será indenizado em R$ 20 mil

Polícia boliviana reforça que não há cocaína em apreensão de madeira

Número de mortos em terremotos na Venezuela passa de 4,8 mil

Golpista se passa por pastora e mulher perde R$ 1,5 mil em fraude

Câmara reconhece hip hop como manifestação da cultura nacional

Homem é preso por violência doméstica e estupro de vulnerável

Advogados devem solicitar sustentação oral em julgamentos presenciais
Mais Lidas

Prestador de serviço é suspeito de furtar joias de residência em Dourados

Inmet coloca Dourados em alerta com ventos podendo chegar até 100 km/h

Polícia apreende 142 fardos de mercadorias de origem estrangeira
