quarta, 24 de julho de 2024
Dourados
21ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
INTERNACIONAL

Lula se encontra com Papa Francisco na Itália, onde participa do G7

14 junho 2024 - 20h20Por G1

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontrou nesta sexta-feira, dia 14 de junho, com o Papa Francisco, com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, e com o presidente da França, Emmanuel Macron. As reuniões ocorreram no contexto da cúpula do G7, sediada na cidade italiana de Brindisi, na região da Puglia.

O G7 é o grupo que reúne alguns dos países mais ricos do mundo: Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, França, Alemanha, Itália e Japão. O Brasil e a Índia participaram da reunião deste ano como convidados.

Na reunião com o Papa, Lula estava acompanhado da primeira-dama, Janja da Silva.

Foi Lula quem pediu para ser recebido pelo pontífice na Itália. Numa rede social, o presidente afirmou que conversaram sobre a paz no mundo, o combate à fome e importância de reduzir as desigualdades no mundo.

O petista pretende convidar o líder da igreja Católica para 30ª edição da Conferência do Clima das Nações Unidas, a COP 30, que será realizada em 2025 em Belém.

Essa é a segunda vez que o presidente se reúne com o papa. Lula esteve com Francisco há um ano, no Vaticano. O líder religioso, assim como Lula, defende o fim das guerras entre Rússia e Ucrânia e do conflito entre Israel e Hamas na Faixa de Gaza.

Encontro com Macron

O encontro do petista com o presidente francês ocorreu cinco dias depois de Macron dissolver o parlamento e convocar novas eleições, com o avanço da extrema-direita na França.

Macron visitou o Brasil em abril deste ano. Na ocasião, ao lado de Lula e Janta, Macron visitou a Amazônia em Belém, além do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.

Nesta sexta, de acordo com o governo, ambos conversaram, entre outros temas, sobre democracia, meio ambiente e combate ao garimpo ilegal na Amazônia. A França tem um território da floresta, por meio da Guiana Francesa.

Após o encontro desta sexta com Lula, Macron escreveu no X (antigo Twitter):

"Juntos, continuaremos enfrentando os grandes desafios de nosso tempo, defendendo os valores universais que são a base de nossas democracias", disse o presidente francês.

Conversa com Modi

O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, foi eleito para o terceiro mandato no começo do mês. Lula parabenizou o líder pela vitória em rede social. A Índia, assim como o Brasil faz parte do Brics. As relações entre os dois países se estreitaram nos últimos anos, com Modi tendo boas relações tanto com Jair Bolsonaro (PL), como com o presidente Lula.

O governo brasileiro recebeu da Índia a presidência do G20 em dezembro do ano passado. Além disso, Lula também defende que o país participe das negociações de paz entre Rússia e Ucrânia.

Agora, no encontro na Itália, Lula reforçou os parabéns pela reeleição. Modi, confirmou a presença na reunião do G20, que acontece em novembro no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro. Lula também afirmou ao líder indiano que pretende visitar a Índia durante o mandato.

Turquia

Lula também se encontrou nesta sexta-feira (14) com o presidente da Turquia, Recip Erdogan. O presidente turco pediu o apoio de Lula para entrar no Brics. O presidente Lula concordou com o apoio e manifestou interesse em visitar o país, elo histórico entre Ocidente e o Oriente. Segundo o Planalto, Erdogan também confirmou presença na Cúpula do G20.

Por fim, Lula conversou com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Agência antidrogas faz buscas por traficante brasileiro na fronteira
PARAGUAI

Agência antidrogas faz buscas por traficante brasileiro na fronteira

TECNOLOGIA

Sistema de informação do governo fica indisponível; PF é acionada

CAPITAL

Acusado de invadir casa de defensor público e roubar joias é preso

MERCADO FINANCEIRO

Dólar sobe e fecha aos R$ 5,65, em dia de pressão contra emergentes

Polícia Civil elucida homicídio qualificado e prende suspeito em Caarapó
NAVIRAÍ

Polícia Civil elucida homicídio qualificado e prende suspeito em Caarapó

MUNDO NOVO

Fiscais Estaduais doam imóvel no valor de R$ 2,5 milhões para UEMS

AQUIDAUANA

Homem que matou idosa, roubou objetos para trocar por drogas

SAÚDE

Hospital de MS lança 'Dia D' de cadastro de doadores de medula

AMAMBAI 

Mulher confessa que matou marido esfaqueado durante discussão

DOURADOS

TJ/MS aprova resolução que regulamenta projeto do Juiz das Garantias

Mais Lidas

DOURADOS

Mais de três anos depois, Exército finaliza obras na pista do Aeroporto

DOURADOS

Expo-Flor começa na próxima semana na Praça Antônio João

DOURADOS

Aeroporto tem parte burocrática adiantada, mas Anac solicita 'pequenas correções' na pista

DOURADOS

Corpo encontrado carbonizado em rodovia é de servidor aposentado; mulher é presa na ação