O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que autoriza policiais legislativos de assembleias estaduais e da Câmara Legislativa do Distrito Federal a portarem armas de fogo. O texto foi publicado nesta terça-feira (23) no Diário Oficial da União.
A nova lei altera o Estatuto do Desarmamento, de 2003, que já concede o porte de arma aos policiais legislativos do Senado Federal e da Câmara dos Deputados.
No entanto, o presidente Lula vetou dois dispositivos do projeto que dispensavam os policiais de comprovar idoneidade, capacidade técnica e aptidão psicológica para o manuseio de arma de fogo, como previsto no Estatuto.
De acordo com a mensagem de veto, essa dispensa representaria “flexibilização significativa do sistema normativo, retiraria garantias essenciais para o manuseio seguro de armas de fogo, com risco à política nacional de controle de armas e à segurança pública, e configuraria, ainda, violação ao disposto no art. 6º da Constituição, que consagra a segurança como direito social”.
Deixe seu Comentário
Leia Também
Apps de bancos voltam a funcionar após horas de instabilidade
BR-163Motorista mata pedestre atropelado e foge sem prestar socorro

Rota da Celulose: concessão garante segurança e inovações

Ex-advogado de serial killer é preso após disparo de arma de fogo

Detran/MS orienta sobre renovação automática da habilitação

Megaoperação desmonta esquema de desmanche de veículos
Adolescente agredido por piloto morre após 16 dias internado
PRAZOIFMS encerra inscrições para professor substituto em Dourados

Ciclista morre em acidente envolvendo caminhão boiadeiro

Mega-Sena pode pagar prêmio de R$ 40 milhões neste sábado
Mais Lidas

Vítima denuncia inquilino por não pagar aluguel e não devolver itens levados para conserto

Golpe do Pix: vítima perde quase R$ 4 mil após clicar em link de falso crédito

Influenciadora investigada por ataques virtuais e descumprimento de medida protetiva segue presa

A nova lei altera o Estatuto do Desarmamento, de 2003 - Crédito: Luciana Nassar/Alems