quinta, 10 de julho de 2025
Dourados
18ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397

Longen lança duas frentes do Indústria Ativa

13 maio 2011 - 08h52

O presidente da Fiems, Sérgio Longen, lançou, na noite de ontem (12/05), duas frentes do Programa Indústria Ativa Campo Grande nas regiões do Nova Lima e Jardim Campo Belo durante reunião com as lideranças comunitárias e moradores. As reuniões realizadas nas associações de moradores dos dois bairros foram preparatórias para a Ação Global 2011, que será realizada neste sábado (14/05) no Parque Tarsila do Amaral e quando será possível fazer o pré-cadastramento para os cursos gratuitos de qualificação do Senai e receber os serviços do Sesi e dos parceiros nas áreas de saúde, cidadania e de lazer, além de consultoria do Sebrae para os pequenos comerciantes.

Sérgio Longen reforçou que o Programa Indústria Ativa Campo Grande faz parte do fortalecimento do processo de desenvolvimento industrial no Estado no momento que busca acabar com o gargalo da falta de mão de obra qualificada. “Ao trazer os cursos gratuitos de capacitação profissional até os bairros, estamos alterando o modelo de qualificação e, assim, atingindo o nosso público alvo, que são os desempregados por falta de profissionalização”, declarou, ressaltando que o Estado passa por um momento de mudança da matriz econômica com o crescimento do setor industrial.

Ele destacou ainda que para o Indústria Ativa possa atingir o objetivo de obter o maior número possível de pessoas qualificadas é necessária a participação das lideranças comunitárias. “A nossa parte é trazer toda a estrutura até os bairros para que as pessoas possam fazer os cursos profissionalizantes, cabendo aos moradores aproveitarem a oportunidade oferecida pelo Sistema Fiems”, lembrou, cobrando a presença das pessoas na Ação Global para que possam fazer a pré-inscrição junto ao Senai.

Lideranças

Na avaliação do presidente da Associação de Moradores do Bairro Nova Lima, Gonçalves Ribeiro de Souza, a presença maciça das pessoas na sede da associação para acompanhar o lançamento do Programa na região demonstra o interesse delas em fazer a qualificação profissional. “Nosso grande problema é a falta de recursos das pessoas para fazerem os cursos. Como eles agora serão realizados aqui na região, acredito que muitas pessoas serão beneficiadas”, disse.

A presidente da Associação de Moradores do Bairro Jardim Columbia, Francisca Aral Nunes, lembrou que há muito tempo reivindicava a realização de cursos profissionalizantes para os moradores da região, mas nunca foi atendida. “Que bom que o presidente da Fiems ouviu o nosso pedido. Acredito que essa iniciativa vai ajudar as famílias da região”, previu. A líder comunitária do Bairro Jardim Columbia, Vilma Rodrigues Pereira Prates, também aprovou a iniciativa e reforçou que estava na hora de uma ação nesse sentido ser realizada na região. “Essa era uma reivindicação antiga dos moradores junto às lideranças comunitárias”, reforçou.

Segundo o presidente da Associação de Moradores do Bairro Campo Belo, Cícero Balbino, a iniciativa da Fiems é muito importante, pois até então não nunca foi feito nada nesse sentido na região. “Com a qualificação, vai facilitar que os moradores possam conseguir colocação no mercado de trabalho”, disse. A presidente da Associação de Moradores do Bairro Jardim Campo Novo, Inês Runoffo, também considera a iniciativa excelente pela dificuldade das pessoas de irem até o centro da cidade para fazer os cursos.

O presidente da Associação de Moradores do Bairro Nascente do Segredo, Jairo Corrêa, o oferecimento dos cursos pela Fiems é um grande passo para a comunidade, pois muitos moradores não têm acesso ao mercado de trabalho por falta de qualificação. A presidente do Clube de Mães do Bairro Nascente do Segredo, Rosilene Columbo Navarro Sipel, ressalta que os cursos serão de grande valia para os moradores. “Agora temos de incentivá-los a fazerem os cursos”, pontuou.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Motorista é preso transportando 2t de maconha e skunk em meio a carga de milho
TRÁFICO INTERNACIONAL

Motorista é preso transportando 2t de maconha e skunk em meio a carga de milho

Estudantes de vários municípios participam de paralimpíadas neste fim de semana
PARALIMPÍADAS ESCOLARES

Estudantes de vários municípios participam de paralimpíadas neste fim de semana

Dia do Comerciante terá palestra com Edmour Saiani na Aced
DOURADOS

Dia do Comerciante terá palestra com Edmour Saiani na Aced

Operação desmonta 'casa bomba' usada para tráfico de drogas
MARACAJU

Operação desmonta 'casa bomba' usada para tráfico de drogas

Geraldo chama taxação de Trump ao Brasil de arbitrária e com viés político-ideológico 
TARIFAÇO

Geraldo chama taxação de Trump ao Brasil de arbitrária e com viés político-ideológico 

POLÍCIA

Homem é preso após agredir e ameaçar matar esposa em Dourados

BR-376

Morador de Dourados morre em acidente com caminhão no Paraná

LEGISLATIVO DE MS

Redação final da LDO está pautada para votação nesta quinta-feira

BRASIL

Conab estima nova safra recorde com produção de 339,6 milhões de toneladas

BARBÁRIE

Mãe de menina de 1 ano morta após ser estuprada pelo pai diz que não percebeu os abusos

Mais Lidas

BARBÁRIE

Bebê de um ano morre em MS e suspeita é que tenha sido estuprada pelo pai

ESTELIONATO

Produtor rural de Dourados perde R$ 100 mil em golpe da falsa venda de milho

ECONOMIA

Novo leilão do Detran tem Corsa com lance inicial de R$ 3.545

LAGUNA CARAPÃ

Acusado de matar o próprio irmão durante bebedeira é condenado a 18 anos de prisão