O Itamaraty informou que está trabalhando para dar apoio aos brasileiros que se encontram no Chile. O governo organizou o Núcleo de Assistência a Brasileiros, que irá fornecer informações referentes a cidadãos brasileiros no país.
As informações podem ser obtidas pelos telefones: (61) 3411-8804 e (61) 3411-8805, entre 10h e 18h e (61) 8197-2284, entre 18h e 10h.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu ontem ao Gabinete de Segurança Institucional da Presidência e ao Ministério das Relações Exteriores que façam uma avaliação da situação no Chile para avaliar as medidas de ajuda que o Brasil pode adotar.
O pedido de Lula foi feito depois de tomar conhecimento que a presidente Michelle Bachelet decretou estado de catástrofe. Na madrugada deste sábado, o país foi atingido por um terremoto de 8,8 graus de magnitude, o maior em 25 anos.
"O governo brasileiro expressa sua disposição de prestar ao governo e ao povo chileno a assistência que se faça necessária", afirma nota do Itamaraty divulgada ontem.
O número de mortos devido ao terremoto que hoje assolou a região do centro e sul do Chile já supera os 300, segundo a diretora do Escritório Nacional de Emergência (Onemi), Carmen Fernández.
Cermen assegurou que o número de mortos aumentará à medida que as equipes de emergências forem tendo acesso a mais lugares.
Ela acrescentou que até dentro de 72 horas se conhecerá a "dimensão total" do terremoto, que o ministro do Interior, Edmundo Pérez Yoma, qualificou como "um cataclismo de dimensões históricas".