Dois irmãos, moradores de Araguaína, no norte do Tocantins, descobriram uma fortuna escondida nos pertences do pai. Uma mala guardava quase 32 milhões. Mas o dinheiro é do século passado.
"Ele faleceu, nós entrávamos na casa dele e não mexíamos em nada. Até que encontramos uma mala cheia de dinheiro", contou o técnico de manutenção Waloar Pereira Magalhães.
O "tesouro" é composto por notas e moedas do Cruzado, moeda que circulou no Brasil entre 1986 e 1989.
Depois do Cruzado, vieram o Cruzado Novo (1989-1990), o Cruzeiro (1990-1993), o Cruzeiro Real (1993-1994) e, finalmente, o Real.
Segundo especialistas, as notas e moedas encontradas pelos irmãos não têm valor financeiro, mas poderiam interessar a colecionadores.
No entanto, o presidente do Clube Numismático do Rio de Janeiro, André Luiz Padilha, explica que esse dinheiro pode não ter um valor muito alto nesse mercado.
"O fato de terem encontrado as cédulas dobradas, já todas unidas, com manchas, marcas, dobras, e por serem cédulas que tiveram uma grande produção, uma grande impressão, elas têm um valor numismático já muito baixo comparado às cédulas muito novas. Então, as cédulas gastas já não têm mais valor nenhum", afirma.
A numismática é o estudo das moedas e outros objetos com formato de moeda, como fichas e medalhas. Em alguns casos, pode-se conseguir um valor considerável vendendo cédulas raras para colecionadores.
"Se Deus ajudar, e ainda tiver um jeitinho no banco de fazer a transformação dele, dava para a gente começar uma nova vida", diz ele.
Segundo André Padilha, as moedas têm um valor importante para a história nacional e podem contribuir para a educação das novas gerações.
"Essa coleção, você pode doar para um colégio, para instituições de ensino ou de preservação da história da cidade, como museus, casas de cultura, para que eles possam trabalhar essas cédulas com as crianças", afirma.
Deixe seu Comentário
Leia Também
Recursos negados: o que pode acontecer com Bolsonaro agora
IGUATEMIIndígena é assassinado a tiros durante conflito por terra

Pacote de obras eleva qualidade de vida na cidade de Figueirão

Comarca de Água Clara entrega revitalização de sala lúdica
Anvisa suspende cinco lotes de medicamentos fabricados em Minas
Homem é encontrado morto no meio da rua em Ivinhema

Corumbaense vence e alcança Pantanal na ponta do Estadual Feminino

Homem que matou e carbonizou esposa e bebê vai a júri

STF rejeita recurso e mantém condenação de Bolsonaro
Eleitores vão às urnas no Chile para o 1º turno das eleições
Mais Lidas

Tratores agrícolas furtados em fazenda são recuperados

Jovem de 18 anos e adolescente são detidos por latrocínio e ocultação de cadáver de padre

Padre de Douradina está desaparecido; suspeita inicial é de latrocínio

Cédulas de Cruzados herdadas pelos irmãos Valadares, em Araguaína - Crédito: Reprodução/TV Anhanguera