Menu
Busca segunda, 25 de maio de 2020
(67) 99659-5905
EDUCAÇÃO

Inscritos no Enem 2020 passam de 5,5 milhões, diz ministro

23 maio 2020 - 18h20Por G1

O número de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 passou de 5,5 milhões na noite desta sexta-feira (22), segundo o ministro da Educação, Abraham Weintraub. As inscrições para a prova foram prorrogadas para até 23h59 de quarta-feira, 27 de maio. A princípio, pelo cronograma inicial, o processo terminaria às 23h59 desta sexta.

Pouco antes do anúncio da prorrogação do prazo de inscrição, candidatos relataram problemas durante o processo como: tela travada em uma das etapas; boleto bancário não gerado; e pagamento da taxa de inscrição não confirmada.

As datas de realização do exame, marcado inicialmente para novembro, também foram adiadas, "de 30 a 60 dias", por causa da pandemia do novo coronavírus. Uma enquete com os participantes deverá definir quais serão os novos dias.

Em publicação feita em uma rede social neste sábado (23), Weintraub disse que 5.501.768 candidatos se inscreveram para a prova de 2020. Deste total, 5.400.668 optaram pela prova impressa; e 101.100, pela avaliação digital.

O número parcial de inscritos para a avaliação de 2020 já é maior que o total de pessoas que se candidataram em 2019. No ano passado, o Enem registrou 5.095.308 de candidatos — menor número de inscritos desde 2010.

Dificuldade de acesso à internet

Segundo o Inep, a prorrogação das inscrições ocorre após uma reunião da instituição com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), na manhã desta sexta. "O Inep está atento a todas as manifestações da sociedade e do poder público", informou.

Na quinta-feira (21), o conselho havia enviado um ofício ao Inep pedindo que as inscrições fossem prorrogadas até junho. Entre as justificativas, estava a dificuldade de acesso à internet de parte dos estudantes da rede pública de ensino, já que eles estão afastados das escolas devido à pandemia.

Deixe seu Comentário

Leia Também

STJ
Quinta Turma dará mais publicidade aos processos levados em mesa para julgamento
BRASIL
Câmara pode votar Lei de Emergência Cultural na próxima terça-feira
BRASIL
Firjan Senai oferece cursos de aperfeiçoamento para todo o país
STJ
Juiz deverá aplicar medidas coercitivas a familiares que se recusam a fazer DNA, sejam ou não parte na investigação de paternidade
STF
Empresas optantes pelo Simples têm direito a imunidades em receitas decorrentes de exportação
MINISTRO
Weintraub: “tentam deturpar minha fala para desestabilizar a nação”
DIA MUNDIAL
Situação de stress social pode ser gatilho para quem tem esquizofrenia
ESTADO
Canil do Corpo de Bombeiros participa de ocorrências no interior e na capital
ESPORTE
Beach Handebol brasileiro busca alternativas para se manter no topo
INTERIOR
Com peças de Lego, alunas da UEMS criam robô que ajuda na prevenção do coronavírus

Mais Lidas

TRAGÉDIA
Homem morre atropelado por rolo compactador
PANDEMIA
Dourados ultrapassa marca de 100 casos confirmados de coronavírus
MARACAJU
Homem morre após tentativa de fuga e troca de tiros com a polícia
MS-145
Motorista disse não ter visto momento que atropelou e matou ciclista