domingo, 13 de outubro de 2024
Dourados
27ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397

Hospitais filantrópicos fazem 61% das internações de alta complexidade

08 setembro 2024 - 13h00Por Agência Brasil

Dados levantados pela Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB) mostram que em 2023 as internações com perfil de alta complexidade realizadas pelo setor filantrópico somaram 61,33%. A rede pública foi responsável por 27,94% e, a rede privada, por 10,73%.

Segundo a CMB, no Brasil, 1.814 hospitais filantrópicos disponibilizam 184.328 leitos (unidades de internação e UTI), sendo 129.650 destinados ao Sistema único de Saúde (SUS). Em 800 municípios brasileiros, a assistência hospitalar é realizada unicamente por essas estruturas hospitalares, que garantem empregos para mais de 1 milhão de pessoas.

De acordo com o levantamento, também no ano passado, os hospitais filantrópicos realizaram 67% dos atendimentos de oncologia e 65% das cirurgias de cardiologia foram feitos por essas instituições, além de 60% das cirurgias eletivas de alta complexidade.

As entidades filantrópicas foram responsáveis por quase 70% dos procedimentos de transplantes de órgãos, em 2023, e estiveram à frente de 68% dos transplantes de medula óssea e 62% dos transplantes de tecidos e células.

“A rede hospitalar filantrópica é a base do SUS (Sistema Único de Saúde). Esses números não são apenas estatísticos, eles representam vidas salvas, cuidados oferecidos e a dedicação de milhares de profissionais comprometidos com a saúde e o bem-estar da nossa população. Os nossos hospitais se orgulham de seu papel e se comprometem a continuar sendo um parceiro estratégico do SUS, trabalhando para melhorar cada vez mais a qualidade e a eficiência do atendimento à saúde no Brasil”, afirmou o presidente da CMB, Mirocles Véras.

Véras destacou ainda que ao entender que 30% do sistema de saúde são de responsabilidade dos estados e municípios, além da rede privada, fica evidente a importância e a sustentabilidade dessas instituições. Segundo ele, o foco atual da CMB é justamente garantir a sustentabilidade dos hospitais filantrópicos, porém um problema que ainda persiste é a defasagem da tabela do SUS que fica em 60%, que resulta em um subfinanciamento.

Por conta disso, as instituições recorrem a maneiras de complementar esses valores com doações, emendas parlamentares e empréstimos bancários que, embora necessários, podem resultar em desafios financeiros adicionais.

“Temos trabalhado não só na sustentabilidade financeira, mas também em qualificação da nossa rede. Nós conseguimos parcerias com a área de Universidade de São Camilo para qualificar provedores e colaboradores dos nossos hospitais com doutorado e cursos de especialização. Conseguimos uma parceria para dar essas instituições o maior controle de seus custos e de gestão. Nós temos trabalhado de forma muito efetiva dessa forma”, disse o presidente da CMB.

Véras citou ainda a Lei nº 14.820/24, sancionada no início deste ano e que garante a revisão anual dos valores de remuneração dos serviços prestados ao SUS. As instituições, agora, aguardam a regulamentação da lei.

“Com a melhor remuneração o número de pessoas atendidas poderia aumentar. Hoje, infelizmente, alguns hospitais têm diminuído o número de atendimentos não porque queiram, mas pela necessidade de manter uma instituição aberta. E nós não estamos falando de uma empresa privada que quer ter lucro. Nós queremos é a sustentabilidade, o equilíbrio nos nossos contratos. Com isso teremos condições de fazer um planejamento, aumentar o número de leitos, comprar mais equipamentos, aumentar nosso parque tecnológico, nosso número de pessoal”, explicou.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ACIDENTE

Um morre e outro fica grave após moto atingir caminhão na BR-163

FUTEBOL

Corinthians bate Olimpia e vai às semi da Libertadores Feminina

LAGEADO

Após ligação não atendida, homem encontra amiga morta em casa

SAÚDE

STF analisa remédios com cannabis em farmácias de manipulação

EDUCAÇÃO

III Semana do Livro e da Biblioteca começa nesta segunda

POLÍTICA

Câmara de Dourados transfere sessão de amanhã para o dia 21

APARECIDA DO TABOADO

Um morre e dois ficam feridos após acidente envolvendo 4 veículos

ARMAS

Nobel da Paz 2024 vai para grupo japonês Nihon Hidankyo

POLÍTICA

Mulheres continuarão vivendo mais que os homens, diz IBGE

VELOCIDADE

Piloto nascido em Dourados é campeão brasileiro 60+ de kart

Mais Lidas

11 E 12 DE OUTUBRO

Comércio, bancos, repartições públicas; veja o abre e fecha do feriadão em Dourados

VILA ROMA II

Mulher registra ocorrência após ter residência invadida enquanto dormia

DOURADOS

Suspeito de assassinato em conveniência mandou mensagem para vítima antes do crime

DOURADOS

Homem é assassinado a tiros após discussão em conveniência