Termina no dia 10 de junho o prazo para startups garantirem participação no Desafio Tecnológico para o Sistema Único de Saúde, o Hackathon SUS. A iniciativa mobiliza equipes interessadas em desenvolver soluções inovadoras para superar dois desafios da rede pública: a criação de tecnologias que ajudem no diagnóstico e monitoramento do câncer; e o desenvolvimento de instrumentos e dispositivos médicos para ampliação da capacidade cirúrgica oncológica.
Coordenado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde (SCTIE) do Ministério da Saúde, o Hackathon ocorre em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a HU Brasil, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS).
A iniciativa representa uma oportunidade para startups ampliarem conexão com o ecossistema de inovação, validarem projetos em ambientes reais e aproximarem suas soluções de hospitais universitários, instituições de pesquisa e gestores do SUS. Além da visibilidade nacional, o programa também pode abrir portas para futuras parcerias, aceleração e desenvolvimento de projetos com potencial de aplicação em larga escala.
As três startups com maior pontuação receberão prêmios em dinheiro: R$ 100 mil para o primeiro lugar, R$ 50 mil para o segundo e R$ 30 mil para o terceiro. Além disso, os participantes contarão com incentivos não financeiros, como capacitação, orientação técnica e apoio à estruturação dos projetos.
De acordo com o diretor do Departamento do Complexo Econômico-Industrial da Saúde da SCTIE/MS, Igor Bueno, o SUS, pela sua dimensão e diversidade, oferece uma oportunidade única para o desenvolvimento de soluções aplicáveis na saúde e com abrangência nacional. “Por meio do Hackathon SUS, o Ministério da Saúde mobiliza o ecossistema de inovação para desenvolver soluções tecnológicas sustentáveis que acelerem o diagnóstico e o tratamento do câncer, promovendo mais equidade e acesso na saúde pública”, ponderou.
A expectativa é reunir talentos de diferentes regiões do país para acelerar ideias inovadoras voltadas para a modernização dos serviços de saúde e, de tecnologias que ajudem no diagnóstico e tratamento do câncer. As inscrições são gratuitas e os interessados devem acessar o edital do programa para acompanhar as fases de seleção.
Acesse o edital do programa.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Neymar volta a treinar com a seleção a 2 dias do jogo contra o Haiti

Empresário denuncia ameaças após suposta cobrança de dívida por grupo em Dourados

Professor da Unigran, Ewerton de Brito faz parte de lista tríplice para desembargador

Desenrola registra 17 mil operações em pouco mais de um mês

Comissão acata sugestão que proíbe obrigatoriedade de vacinação contra covid

Mato Grosso do Sul registra queda nos principais indicadores criminais entre janeiro e maio

Comissão debate falta de medicamentos para epilepsia no Brasil

Novo acordo facilita trânsito de pets entre Brasil e Argentina com certificado eletrônico

Caixa começa a pagar Bolsa Família de junho

Governo quer criar Universidade Federal do Esporte em 2027
Mais Lidas

Após 6 temporadas, Evandro não terminou: por que Impuros se tornou maior série criminal brasileira

Investidores denunciam calote de R$ 5 mi após fintech prometer altos rendimentos em Dourados

Moradora do Água Boa denuncia uso indevido de dados no SUS

