quarta, 11 de março de 2026
Dourados
20ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397

Governo Federal aprofunda análise sobre alimentação do brasileiro

29 maio 2007 - 14h29

Alimentação é coisa séria. Na correria do dia-a-dia, em frente às prateleiras do supermercado ou diante do cardápio colorido das redes de lanchonetes que oferecem refeições rápidas, a preocupação do consumidor não pode ser reduzida apenas a saber o que engorda ou não. O conhecimento sobre a composição dos alimentos e sua importância para a qualidade de vida das pessoas é fundamental para garantir alimentação saudável, e isso deve ter espaço garantido na escala de prioridades.

Como o tema da segurança alimentar está na pauta das políticas públicas do Governo Federal, em janeiro de 2007 foi instituído um Grupo de Trabalho Interministerial que está fazendo o acompanhamento de um projeto especial: a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (Taco). Formado por representantes dos ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), da Saúde (MS), da Ciência e Tecnologia (MCT), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e instituições de pesquisa, o objetivo do grupo, com esta tabela, é analisar com profundidade o tema e sugerir ações que contribuam para ampliar o conhecimento sobre o que é consumido no País.

Entre as estratégias definidas na última reunião do grupo, realizada no início de abril de 2007, está a ampliação das parcerias com laboratórios públicos que vão ajudar no diagnóstico de nutrientes dos alimentos mais comuns no cardápio do brasileiro. O projeto Taco foi iniciado em 1996 e já tem o resultado da análise da composição química de mais de 400 alimentos. A coordenação do estudo, financiado pelos ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e da Saúde, ficou a cargo do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação (Nepa), da Universidade de Campinas (Unicamp).

Segundo a coordenadora-geral de Educação Alimentar e Nutricional do MDS, Sabrina Ionata, o conhecimento sobre a composição dos alimentos consumidos no Brasil é fundamental para se alcançar segurança alimentar e nutricional. “Estas análises são importante subsídio técnico para o controle da qualidade dos alimentos, para a avaliação da ingestão de nutrientes de indivíduos e populações, para a educação alimentar e nutricional e também para a promoção da alimentação adequada e saudável”, diz. “São muito valiosas como instrumento de formulação para as políticas públicas”.

A partir dos resultados da Taco será possível identificar deficiências nutricionais ou incidência de doenças que necessitem de uma adequação na dieta da população. Além disso, o projeto vai ajudar na regulamentação e fiscalização do setor de alimentos, influenciando até mesmo na escolha do tipo de cultivo agrícola. A tabela também trará vantagens no que se refere à preservação ambiental. Com a inclusão de alimentos típicos - como cupuaçu, caju, jiló, acerola e variedades de banana - será possível ter um panorama da alimentação brasileira muito próximo do real, pois a deficiência de dados sobre estes alimentos dificulta a análise do que é consumido nas diferentes regiões do País.

“A tabela já está sendo inserida em ações da saúde, como materiais de apoio para os profissionais de saúde na promoção da alimentação saudável, e servirá de base para a análise dos alimentos na Pesquisa de Consumo a ser realizada pelo IBGE brevemente”, acrescenta a coordenadora da Política Nacional de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Ana Beatriz Vasconcellos.

O Grupo de Trabalho Interministerial está discutindo a realização de um Acordo de Cooperação Técnica entre os parceiros do projeto, com a inclusão de novos colaboradores governamentais, com o objetivo de oferecer melhores condições ao funcionamento e à continuidade do projeto Taco.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Funcionário que gravou fogo em usina é demitido por justa causa
JUSTIÇA

Funcionário que gravou fogo em usina é demitido por justa causa

Bolsonaro pede ao STF para receber assessor de Trump na prisão
EX-PRESIDENTE

Bolsonaro pede ao STF para receber assessor de Trump na prisão

Apreendidas drogas em casa que funcionava como depósito
CORUMBÁ

Apreendidas drogas em casa que funcionava como depósito

Anvisa aprova medicamento indicado para crises de epilepsia
SAÚDE

Anvisa aprova medicamento indicado para crises de epilepsia

Engasgado com leite, bebê de 22 dias é salvo pelos bombeiros
CHAPADÃO DO SUL

Engasgado com leite, bebê de 22 dias é salvo pelos bombeiros

ECONOMIA

Senado aprova novos cargos no Executivo; impacto é de R$ 5,3 bi

MS

PRF realiza comandos de saúde com apoio da Carreta da Saúde

EDUCAÇÃO

Fies 2026: pré-selecionados têm 4ª-feira para completar cadastro

Professor que usou perfil de escola para pedir fotos a alunos é afastado

LOTERIA

Confira as dezenas sorteadas do concurso 2.982 da Mega-Sena

Mais Lidas

ESTADUAL

Com empate no Douradão, DAC e Corumbaense podem disputar nos pênaltis a vaga para semifinal

INMET

Dourados está sob dois alertas de chuvas intensas até segunda-feira

DOURADOS

Prefeitura economizará mais de R$ 6 milhões por ano ao autorizar concessão do aeroporto

DOURADOS

Licitação é aberta e Terminal Rodoviário passará por reforma parcial do prédio