A aprovação do governo Dilma Rousseff ficou estável em dezembro. No total, 62% da população avaliaram a gestão como boa ou ótima – mesmo índice registrado em setembro pela pesquisa encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) ao Ibope, que teve o último levantamento de 2012 divulgado hoje (14). A estabilidade na avaliação se manteve também no que se refere ao percentual de pessoas que consideram o governo regular (29%) e ruim/péssimo (7%).
Apenas o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no segundo mandato, obteve avaliação mais alta no mesmo período: 73%. Em dezembro de seu segundo mandato, o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso foi avaliado como bom ou ótimo por 25% da população. Para 59% dos entrevistados, o governo Dilma é igual ao governo Lula, enquanto 29% o considera pior, e 19%, melhor.
Já a aprovação do modo de governar da presidenta subiu um ponto percentual, passando dos 77% registrados em março, junho e setembro, para 78% em dezembro. Estável e em patamar elevado ficou também a confiança da população em Dilma, com 73% em dezembro (mesmo índice registrado em setembro).
Houve estabilidade também na expectativa positiva das pessoas em relação ao restante de governo, com 62% (ótimo/bom) – mesmo índice da pesquisa anterior. Em relação às áreas de atuação, o combate à fome e à pobreza registrou recorde de aprovação (62%), bem como as medidas para conter o desemprego (56%). A área da saúde foi a pior avaliada, com apenas 25% de aprovação. Impostos e segurança pública registraram 30% de aprovação; taxa de juros, 41%.
O índice de pessoas que consideram as notícias recentes mais favoráveis ao governo registrou queda de 29%, em setembro, para 24% em dezembro, enquanto 18% consideram as notícias foram desfavoráveis.
Para 23%, as notícias mais lembradas foram sobre o julgamento do mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF). O anúncio de redução do custo de energia elétrica foi citado por 14% dos entrevistados, e 10% citou a Operação Porto Seguro, da polícia Federal, e as referentes ao contraventor Carlinhos Cachoeira.
A Pesquisa CNI/Ibope fez 2.002 entrevistas em 142 municípios entre os dias 6 e 9 de dezembro. A margem de erro é 2 pontos percentuais, e o grau de confiança, 95%.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Ladrão volta para a cadeia após ser flagrado furtando bolacha e bombom em mercado

Brô MC's leva voz Guarani Kaiowá para novo álbum de Anitta

Homem tem moto furtada em frente de casa no Jardim Canaã III

Prouni recebe 529,7 mil inscrições para o segundo semestre de 2026

Mulher é presa por suspeita de agressão após cachorro ser flagrado com pescoço sangrando

Jovem é assassinado com quatro tiros dentro de casa

Caixa paga hoje Bolsa Família a beneficiários com NIS final 2

Brasil envia 690 mil doses de vacinas em ajuda para a Venezuela

IFMS oferece 2.270 vagas em cursos técnicos em 12 municípios

Juventude AG faz duelo decisivo no Paraná por classificação na Liga Nacional
Mais Lidas

Maquinários de obra são furtados de contêiner em bairro nobre de Dourados

Polícia Ambiental apreende exemplar de Dourado durante operação

Confira as dezenas sorteadas do concurso 3033 da Mega-Sena
