Menu
Busca quinta, 26 de novembro de 2020
(67) 99659-5905
TECNOLOGIA

Governança da internet: prazo de Consulta Pública termina hoje

08 setembro 2017 - 09h53

Cidadãos, órgãos públicos e organizações empresariais e da sociedade civil têm até as 18 horas desta sexta-feira, dia 08 de setembro, para enviar contribuições sobre a governança da internet no Brasil, por meio da consulta pública conduzida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

A iniciativa tem como foco propostas de mudanças no Comitê Gestor da Internet do Brasil (CGI.br), órgão multissetorial responsável por estabelecer diretrizes do setor, bem como promover estudos e padrões técnicos para segurança e serviços de internet. Para participar, basta acessar o site da consulta.

A consulta está organizada em quatro eixos: competências; transparência; composição e eleições e mandatos. Há questionamentos sobre as atribuições e composição do comitê gestor; sobre o acompanhamento público e a publicidade conferida às suas decisões; a organização dos mandatos dos participantes e os critérios de participação das entidades no processo eleitoral, entre outros.

A partir das contribuições, o governo pretende atualizar o Decreto 4.829, de 3 de setembro de 2003, que estabeleceu a estrutura para a governança da internet no Brasil, "a fim de promover seu fortalecimento para apoio às transformações geradas pela era digital", conforme destaca o texto de apresentação da consulta.

Organizações da sociedade civil temem que as mudanças na composição, com possível ampliação da participação empresarial, culminem em alterações nos posicionamentos do comitê, que tem sido um importante difusor da neutralidade de rede e da defesa da proteção dos dados pessoais dos usuários da Internet.

Após o término da consulta, as contribuições serão encaminhadas à instância multissetorial que, então, elaborará um documento contendo informações, diretrizes e recomendações para o aperfeiçoamento da estrutura de governança da Internet no Brasil. Esse documento deverá ser enviado ao MCTIC até o dia 3 de dezembro de 2017.

"Para a formulação de sua proposta, entre os dias 8 de setembro e 3 de dezembro de 2017, o CGI.br empregará todas as ferramentas disponíveis para habilitar ampla participação da sociedade, inclusive processos de consulta pública e discussões durante o Fórum da Internet no Brasil, que ocorrerá de 14 a 17 de novembro de 2017, na cidade do Rio de Janeiro", explicou o órgão, por meio de nota oficial.

Deixe seu Comentário

Leia Também

MEDIDA DA AGU
Nível superior vale como comprovação em concurso para nível médio
EDUCAÇÃO
Uems lança edital e abre inscrições para o vestibular com mais de mil vagas
PANDEMIA 
Pesquisa aponta queda nos serviços de radioterapia no país nos últimos meses
Diferença de preço no litro da gasolina em Dourados é de 57 centavos
PESQUISA MENSAL
Diferença de preço no litro da gasolina em Dourados é de 57 centavos
Trafegando de moto, idoso tenta 'se livrar' de maconha e acaba preso 
PERSEGUIÇÃO
Trafegando de moto, idoso tenta 'se livrar' de maconha e acaba preso 
MATO GROSSO DO SUL
Projeto prevê criação de canal para denúncias de maus-tratos de animais
SÃO PAULO
Seis vítimas do acidente entre ônibus e caminhão permanecem internadas
DOURADOS 
Reincidente é preso com mais de 20 kg de maconha na rodoviária
CARTA MARCADA
Gaeco cumpre sete mandados e investiga corrupção em cidade de MS
PREFEITO ELEITO
Douradense anseia por atenção da prefeitura e não vamos lavar as mãos, diz Alan

Mais Lidas

VIOLÊNCIA
Mulher esfaqueia ex após discussão em hotel no Centro de Dourados
DOURADOS 
Foragido, autor de homicídio condenado a 16 anos é preso no Novo Horizonte
CRIME BÁRBARO
Suspeita de esquartejar e colocar corpo de namorado em malas se entrega à polícia
IMPROBIDADE
Caso de vereador que perdeu mandato em Dourados tem desfecho no STJ