Menu
Busca quarta, 21 de outubro de 2020
(67) 99659-5905
EDUCAÇÃO

Gabarito do Encceja é divulgado; resultados ainda não têm data

01 dezembro 2017 - 11h10Por G 1

O gabarito oficial do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) já está disponível no site do Inep. Os resultados individuais dos candidatos ainda não têm data para serem publicados.

No Encceja 2017, são quatro edições: uma aplicada para todos os candidatos em território nacional, outra para candidatos que moram em outros países, e duas edições aplicadas para pessoas privadas de liberdade, ou PPL (uma no Brasil e outra para pessoas presas fora do país, como no Japão).

O Encceja Nacional foi aplicado em 19 de novembro, com provas para jovens e adultos que não concluíram o ensino na idade regular. Os candidatos puderam se inscrever para conseguir a certificação de conclusão ou do ensino fundamental, ou do ensino médio, ou uma emissão de declaração parcial de proficiência.

Provas

Os candidatos dos dois níveis de ensino precisaram responder a quatro provas objetivas (com 30 questões de múltipla escolha por prova) e uma redação. As provas do Encceja no Brasil e no exterior são aplicadas no mesmo dia, nos períodos da manhã e da tarde. Já o Encceja PPL acontece em dois dias consecutivos.
Como conseguir a proficiência

Para obter o certificado ou a declaração de proficiência, o participante deve fazer, no mínimo, 100 dos 200 pontos possíveis em cada uma das áreas de conhecimento.

No caso de língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes e educação física, para candidatos do ensino fundamental; e linguagens e códigos e suas tecnologias, para ensino médio, é preciso obter, também, a proficiência em redação. Para isso, é necessário alcançar nota igual ou superior a cinco pontos, em uma escala que varia de zero a dez.

O Inep é o responsável pela organização e aplicação do Encceja, mas quem emite a certificação são as secretarias estaduais de Educação (para ensino fundamental e médio) ou os institutos federais de educação (só ensino médio).

Números do Encceja 2017

O Encceja Nacional deste ano teve um total de 1.575.561 inscritos: 301.584 deles para conseguir a certificação do ensino médio e outros 1.273.977 buscando a certificação do ensino médio. O exame teve locais de prova em 564 municípios distribuídos em todos os estados.

Segundo o Inep, no dia do exame, quase 40% dos inscritos não haviam acessado o site para ver onde fariam as provas. Além disso, nos locais de prova a taxa de abstenção chegou a 59,7%.

"A abstenção é similar a de outras edições do Encceja, em 2014 (52,44%), 2013 (53,96%) e 2010 (65,75%), quando o Exame certificou apenas o ensino fundamental", informou o Inep em nota. Ainda segundo a autarquia, 21 pessoas foram eliminadas por descumprimento das regras do edital.
Dos inscritos, os homens representavam 785.184, o equivalente a 49,84%. As mulheres representavam 50,16%, ou seja, 790.377 inscritos.

Deixe seu Comentário

Leia Também

DOURADOS
Carona de motociclista que morreu em acidente com carreta corre risco de ter perna amputada
URUGUAI
Ex-presidente uruguaio, Mujica renuncia ao Senado e deixa política
DOURADOS
Vítima de acidente na Marcelino Pires morre na mesa de cirurgia
INTERLIGAÇÃO
Estado licita obra de implantação do corredor rodoviário no Pantanal
CHAPADÃO DO SUL
Motorista fica preso às ferragens após capotar caminhão várias vezes
INFORME PUBLICITÁRIO
Hotel Lago Azul em Bonito prepara pacotes Ano Novo e Carnaval
AJUDA DO GOVERNO
Auxílio Emergencial: 5,2 milhões recebem nova parcela nesta quarta
DOURADOS
Outubro segue com menos da metade da chuva média esperada
DOURADOS NEWS PERGUNTA
Em relação ao trabalho formal, o que propõe para estimular a geração de empregos na cidade?
LOTERIA
Mega-Sena acumula novamente e prêmio vai a R$ 32 milhões

Mais Lidas

DOURADOS
Acidente entre carreta e motocicleta mata mulher na BR-163
HOMICÍDIO EM 2013
Condenada pela morte do ex em Dourados é presa na Capital
DOURADOS
Motorista bêbado causa acidente em semáforo da Avenida Marcelino Pires
CONTRABANDO
Depósito de cigarros paraguaios é desarticulado após denúncia em Dourados