Mandacaru, xique-xique, umbu e açaí servidos como frutas desidratadas. Já imaginou? É isso que o Empório Chiappetta, empresa fundada em 1908 em São Paulo e grande adepta da inovação, anda desenvolvendo junto com associações, cooperativas e grupos de pequenos fruticultores do Nordeste e de outras regiões brasileiras. “Comidas de passarinho da caatinga estão chegando à mesa do paulista como frutas secas e agradam”, diz Leonardo Chiappetta, diretor do Empório Chiappetta. Ele foi um dos palestrantes no III Fórum Internacional da Fruticultura, promovido pelo Sebrae e parceiros em Mossoró (RN).
A empresa dirigida por Leonardo desenvolveu projetos e firmou parceria com o Sebrae em vários estados da região nordestina, do sul e sudeste, para ensinar manuseio e técnicas para produzir frutas secas nas comunidades rurais. “Frutas secas representam grande oportunidade de mercado”, enfatiza o empresário. “Hoje em dia, o consumidor quer a fruta quase mastigada”, argumenta. "O hábito de comer frutas secas foi muito utilizado na alimentação de soldados durante a Primeira e Ssegunda Guerras Mundiais", informa.
Em cada bioma brasileiro existe uma gama de frutas a serem desidratadas e lançadas com sucesso no mercado, segundo ele. Nas datas de maior venda de alimentos, como no Natal e Páscoa, as frutas desidratadas podem ser agregadas a pratos tradicionais e às novas tendências da gastronomia.
As maneiras de expor o produto nas bancas são fundamentais para conquistar os consumidores, alertou Leonardo. “O antigo é moderno. Loja de esquina em Paris ainda é sucesso”, exemplificou, para justificar que bancas de frutas bem arrumadas e coloridas ganham o cliente. Principalmente se o seu dono oferecer como degustação um pedaço de fruta exótica desidratada com queijos diferenciados e outras novidades.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Ambiental apreende animais silvestres abatidos em patrulhamento
Tarifaço: Lula assina decreto que regulamenta Lei de Reciprocidade

Foragido morre após invadir casa e se esconde sob veículo
Fim da taxa de verificação de taxímetros beneficiará 300 mil taxistas
CORUMBÁJustiça mantém condenação por morte de recém-nascido em hospital
OMS recomenda lenacapavir injetável para prevenção do HIV
CAMPO GRANDEFerido a facadas por ex ciumento está internado em estado grave

Seminário sobre Violência contra Mulheres será em 31 de julho

Polícia Civil prende dupla envolvida em furto de caminhonetes
Cid reafirma que Bolsonaro leu minuta golpista durante reunião
Mais Lidas

Morre em Dourados Jaime Carvalho, proprietário da tradicional Banca do Jaime

Padrasto é preso acusado de estupro de enteadas após denúncia da irmã mais velha

Carro pega fogo após colisão, homem morre e menor fica ferido em Dourados
