sábado, 14 de fevereiro de 2026
Dourados
31ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
MARANHÃO

Foguete do 1º voo comercial do Brasil explode após decolagem

23 dezembro 2025 - 06h24Por G1

O foguete sul-coreano Hanbit-Nano explodiu nesta segunda-feira, dia 22 de dezembro, após ser lançado às 22h13 do Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão. Durante a transmissão ao vivo, a equipe responsável exibiu a mensagem “We experienced an anomaly during the flight”, indicando que uma anomalia foi identificada durante o voo. Logo depois, o sinal foi interrompido.

O vídeo da transmissão acompanhou a trajetória do foguete por pouco mais de um minuto. Duas câmeras estavam localizadas nos estágios do foguete. Em um momento, o foguete consegue chegar a Mach 1 - que é quando a velocidade de um objeto espacial ultrapassa a velocidade do som.

Em seguida, o Hanbit-Nano segue em direção à orbita da Terra, até que chega a MAX Q - que é quando um objeto espacial alcança a maior intensidade da força aerodinâmica até chegar a atmosfera. Logo depois, a transmissão foi cortada pela Innospace, impossibilitando acompanhar o resto do voo.

O voo do foguete Hanbit-Nano teve pouco mais de um minuto de duração antes que a transmissão fosse interrompida. Durante esse tempo, foi possível observar o início da jornada espacial, mas logo após, o sinal foi cortado, impossibilitando o acompanhamento do restante do voo.

Equipes da FAB (Força Aérea Brasileira) e do Corpo de Bombeiros do CLA foram enviadas ao local para avaliar os destroços e a área da colisão. Os destroços do Hanbit-Nano caíram em uma área que pertence a Basse

O voo não era tripulado. O foguete levava a bordo experimentos científicos e dispositivos tecnológicos, que seriam usados em pesquisas desenvolvidas por instituições do Brasil e da Índia. 

Tamanho do foguete

O Hanbit-Nano tinha 21,9 metros de altura, pesava 20 toneladas e tinha 1,4 metro de diâmetro. Em sua trajetória até a órbita da Terra, ele pode chegar a 30 mil km/h.

Em números simplificados, ele equivale à altura de um prédio de sete andares, pode voar até 30 vezes mais rápido que um avião comercial e tem peso semelhante ao de quatro elefantes africanos.

Batizada de Spaceward, a missão envolve um trabalho coordenado pela Força Aérea Brasileira (FAB) e pela Agência Espacial Brasileira (AEB). O objetivo era levar ao espaço cinco satélites e três dispositivos que auxiliarão pesquisas em mais de cinco áreas, desenvolvidas por instituições do Brasil e da Índia.

A AEB (Agência Espacial Brasileira) informou que a Innospace firmou um acordo de prestação de serviços pelo valor mínimo de retribuição ao Estado com o Governo Brasileiro. Essa modalidade não prevê 'lucro'.

Localização 'privilegiada'

Construído na década de 1980, o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), localizado no litoral do Maranhão, conta com atrativos geográficos que fazem a área ser bastante atrativa e cobiçada para o lançamento de dispositivos espaciais.

Dentre os motivos, está a localização próxima à linha do Equador — faz com que os foguetes gastem menos combustível e, com isso, o custo da operação seja menor. Além disso, a área fica próxima a uma ampla extensão do litoral, tem baixa densidade do tráfico aéreo e um amplo leque de inclinações orbitais para os lançamentos.

Quanto menor a latitude — sendo zero na Linha do Equador —, melhor é considerado o local para a realização de lançamento de foguetes. A velocidade de rotação de superfície, necessária para colocar o foguete em órbita, é maior quanto mais próximo à linha que divide os hemisférios Norte e Sul. Isso exige menor consumo de combustível da aeronave e menor tempo de viagem à órbita.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Rio Taquari volta a subir e coloca Coxim em situação de emergência
ALERTA

Rio Taquari volta a subir e coloca Coxim em situação de emergência

ELEIÇÕES 2026

Prazo para regularizar título de eleitor vai até 6 de maio

Garçom é assassinado após parar em comércio para comprar ração
CORUMBÁ

Garçom é assassinado após parar em comércio para comprar ração

Naufrágio no Amazonas deixa dois mortos e sete pessoas desaparecidas
BRASIL

Naufrágio no Amazonas deixa dois mortos e sete pessoas desaparecidas

MS alinha ações prioritárias para 2026 com OPAS e Ministério da Saúde
SAÚDE PÚBLICA

MS alinha ações prioritárias para 2026 com OPAS e Ministério da Saúde

SONORA

Homem tenta fugir e morre após apontar arma para policiais

BRASIL

Programa Gás do Povo é sancionado; saiba como funciona

CAMPO GRANDE

Autor de violência doméstica é preso pela Polícia Civil

DOURADA

Histórico: Brasil conquista primeira medalha de ouro em Jogos de Inverno com Lucas Pinheiro

INVESTIGAÇÃO

Homem é preso acusado de furto em série de caminhonetes

Mais Lidas

RIO DOURADOS

Pescadores constroem rampa para barcos em busca de belas paisagens, esporte e até "dinossauros"

LUCRO CERTO

Operação do Gaeco apura contrato de R$ 1,5 milhão entre prefeitura e escritório de advocacia

ABRE E FECHA

Dourados terá comércio aberto durante o Carnaval; bancos e setor público param

DOURADOS

Vítima registra ocorrência após descobrir dívida de R$ 72 mil ao tentar financiamento imobiliário