O ministro Flávio Dino, do STF (Supremo Tribunal Federal), decidiu nesta terça-feira, dia 03 de março, proibir a realização de saques em espécie de valores oriundos de emendas parlamentares. A medida também alcança recursos transferidos para contas de empresas beneficiárias dos recursos.
A decisão foi tomada no processo da Corte que trata de medidas de transparência e rastreabilidade de emendas.
O ministro afirmou que a proibição de saques não impede a movimentação financeira para pagamento de fornecedores e prestadores de serviços. Segundo Dino, os repasses poderão ser feitos por meio de transferências eletrônicas, incluindo PIX.
Bloqueio
Em agosto do ano passado, Flávio Dino determinou que o Banco do Brasil, a Caixa e o Banco do Nordeste adaptassem seus sistemas eletrônicos para impedir repasses das emendas por meio de contas de passagem e através de saques na boca do caixa. Contudo, foram constatadas que inconsistências ainda permanecem.
Dino também determinou que o Banco Central regulamente, no prazo de 60 dias, os saques de emendas. O Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) também deverá participar do trabalho.
Emendas
Em 2024, após tomar posse no Supremo, Flávio Dino assumiu a condução dos processos que tratam da transparência no repasse das emendas.
Em fevereiro do ano passado, Dino homologou o plano de trabalho no qual o Congresso se comprometeu a identificar os deputados e senadores responsáveis pelas emendas ao Orçamento e os beneficiários dos repasses. A medida liberou o pagamento dos recursos, que chegaram a ser suspensos por falta de transparência.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Cédulas de Produto Rural totalizam R$ 561 bilhões em fevereiro

PM morta com tiro na cabeça não tinha tendência suicida, diz ex-marido

Imposto de Renda pode virar apoio a projetos de futebol de mesa em MS

Bolsonaro apresenta melhora clínica, mas segue em UTI

Polícia prende mandante de homicídio e pede ajuda da população para localizar autor do crime

Com recursos de R$ 4,6 milhões, Geraldo inaugura escola da APAE em Rio Brilhante

Inscrições para 2ª Corrida da Páscoa estão abertas com novidades para crianças e atletas PCD

Idosa morre após ônibus de turismo bater em carreta parada na BR-267

Prazo para enviar declaração do IR começa na próxima segunda

Homem é preso por ameaçar ex-mulher e filha em Campo Grande
Mais Lidas

Árbitra de MS apita jogo do Brasileirão Série A neste sábado

Governo de MS diz ter bloqueado cartões sociais usados até para pagar motel

Dourados pode ter chuva forte e ventos de até 60 km/h nesta segunda-feira
