Menu
Busca sábado, 04 de abril de 2020
(67) 9860-3221

Estudantes têm até dia 24 para inscrever trabalhos em evento da UNE

20 dezembro 2012 - 12h41

A 8ª Bienal da União Nacional dos Estudantes (UNE) traz para a próxima edição uma Mostra Selecionada de Projetos de Extensão. As inscrições dos projetos podem ser feitas no site http://une.org.br/eventos/ até o dia 24 de dezembro de 2012.

Projetos de Extensão têm caráter educativo, artístico, social, desportivo, cultural, científico ou tecnológico, de curto e médio prazo de duração e geralmente atendem à comunidade. Para concorrer à Mostra Selecionada, os projetos podem compreender cursos, conferências e seminários, prestação de serviços como assessorias, assistências e consultorias a diversos segmentos da sociedade além de ações de difusão cultural.

Na Universidade Federal de Pernambuco, por exemplo, o projeto de extensão do "Curso de Realidade Brasileira e Nordestina" capacita agentes populares e lideranças comunitárias de movimentos e organizações sociais com princípios na educação popular. Já o projeto "Arte como terapia: Um novo olhar na oncologia" visa promover uma melhor qualidade de vida por meio de oficinas, levadas à Enfermaria de Ginecologia do Hospital das Clínicas (HC)/UFPE e dirigidas aos pacientes em tratamento oncológico.

A extensão se caracteriza por sua diversidade e multidisciplinaridade. "A extensão é uma via de mão dupla, uma troca de saberes acadêmico e popular, uma democratização do conhecimento tendo a participação efetiva da

comunidade na universidade", explica o coordenador da Mostra de Projetos de Extensão da Bienal, Fellipe Redó.

Ao mesmo tempo em que beneficia a população as ações extensionistas propiciam ao estudante a oportunidade para um aprendizado teórico-prático contextualizado, desenvolvimento cultural, responsabilidade social e formação da cidadania. Segundo Redó, a intenção da Bienal ao inserir esta Mostra é valorizar e incentivar mais projetos com essa característica.

"Queremos ver a universidade de forma integradora não só como formadora de especialistas, mas estendendo seu conhecimento, compartilhando e ganhando com a troca com a comunidade", destacou.

De acordo com o coordenador da mostra, todo tipo de projeto que articule o ensino e a pesquisa, a teoria e prática é bem-vindo. "Acredito que vamos receber muitas iniciativas boas que viabilizam a relação entre a academia e a sociedade. Elas podem servir de laboratório para pensarmos na divulgação das práticas de extensão nas universidades de todo o país", ressaltou.

Os trabalhos podem ser inscritos individualmente ou em grupo, mas é necessário que pelo menos metade da equipe seja aluno da universidade. Os projetos devem ser inscritos na forma de resumo expandido e de pôster. Os projetos selecionados serão divulgados no site da UNE (www.une.org.br) e no site da Bienal (www.bienaldaune.org.br) no dia 04 de janeiro de 2013.

###Vem aí a 8ª BIENAL da UNE
A 8ª Bienal terá como sede a cidade de Recife e Olinda, em Pernambuco, e suas atividades serão realizadas entre os dias 22 a 26 de janeiro de 2013. "A volta da Asa Branca" é o tema da atividade desse ano e tem como homenageado especial Luiz Gonzaga, cujo centenário é comemorado em 2012. O evento traz mostras artísticas selecionadas entre estudantes de várias universidades do país, shows, oficinas e debates sempre com um qualificado rol de convidados entre ativistas, intelectuais, artistas e figuras públicas. Para mais informações, acesse: www.bienaldaune.com.br ou facebook.com/bienaldauneoficial



Deixe seu Comentário

Leia Também

CAPITAL
Polícia localiza jovem que estava desaparecida desde quarta-feira
POLÍTICA
'Médico não abandona paciente', diz Mandetta sobre eventual demissão
CAPITAL
Mulher vê filha ser estuprada pelo avô que também a violentou quando criança
COVID-19
Saúde de MS recebe seis mil testes rápidos para diagnóstico do coronavírus
FRONTEIRA
Polícia Militar apreende 327 quilos de maconha em dois veículos
Marie Claire
Ex-BBB20 Felipe Prior é acusado de violentar mulheres, diz revista
SEU BOLSO
Governo antecipa prazo final de saque do abono do PIS-Pasep
JUSTIÇA
Mulher ofendida por rede social será indenizada por dano moral
ESCOLTA
PRF realiza escolta no repatriamento de brasileiros vindos da Bolívia
SAÚDE
Estudantes da UFGD criam site para divulgar dados atualizados da covid-19

Mais Lidas

NOVA ANDRADINA
Hospital confirma três profissionais com coronavírus em unidade que atendeu idosa
CRIME AMBIENTAL
Pescador é flagrado com barco, motor de popa e petrecho de pesca
COVID-19
Familiares de casal que testou positivo para coronavírus em Dourados são monitorados
BOLETIM DA SES
Dourados registra mais um caso de coronavírus e MS tem 51 confirmações