A seca e a estiagem que atingem o Nordeste brasileiro levaram o governo a decretar situação de emergência em 15 cidades. O Ministério da Integração Nacional publicou decreto nesta segunda-feira (2) no Diário Oficial da União (DOU).
Com a medida, prefeituras podem solicitar apoio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) para ações de socorro e assistência à população, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de áreas atingidas.
Ao todo, serão beneficiadas cinco cidades na Bahia, quatro no Ceará, três na Paraíba, uma em Pernambuco e duas no Rio Grande do Norte. As localidades sofrem com a estiagem (falta de chuva) ou com a seca.
Estiagem - período prolongado de baixa ou nenhuma pluviosidade, em que a perda de umidade do solo é superior à sua reposição. Está relacionada com a redução no volume das reservas hídricas da superfície e do subsolo.
Seca - a seca é a estiagem prolongada, durante período de tempo suficiente para que a falta de precipitação provoque grave desequilíbrio hidrológico.
Veja a lista de cidades publicada nesta segunda-feira no DOU:
UF Município
BA Abaré
BA Campo Alegre de Lourdes
BA Jaguarari
BA Maracás
BA Pilão Arcado
CE Assaré
CE Irauçuba
CE Pedra Branca (seca)
CE Tabuleiro do Norte
PB Boa Ventura
PB Congo
PB Nova Olinda
PE São Joaquim do Monte
RN Lucrécia (seca)
RN Pedra Preta (seca)
Deixe seu Comentário
Leia Também

Moradora de MS faz doação de medula óssea 13 anos após cadastro em rede de voluntários

Com empate no Douradão, DAC e Corumbaense podem disputar nos pênaltis a vaga para semifinal

Suspeito de matar homem a facadas é preso em caminhão na fronteira

Trabalho escravo contemporâneo afeta de maneira desproporcional mulheres negras

Com máscara do "Jason", homem é preso acusado de tentar sequestrar crianças ameaçando com arma

Com mais 2 pódios, Brasil encerra Grand Prix de judô com 6 medalhas

Protestos contra a violência de gênero tomam o Brasil neste 8 de março

Primeira habilitação pode ser solicitada por aplicativo oficial; veja como fazer

Dourados está em alerta devido a sensação térmica de 35.2°C
Lei que torna explícita a presunção absoluta de vulnerabilidade em casos de estupro, é sancionada
Mais Lidas

Nova avenida vai margear Parque Arnulpho Fioravante com projeção de ligação à BR-163

Dourados está sob dois alertas de chuvas intensas até segunda-feira

Ex-administrador de hospital é investigado por desvio milionário e tem bens sequestrados em operação

Diário Oficial traz decreto publicado nesta segunda-feira (2) - Crédito: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil