Foi divulgada nesta quarta-feira a nova lista com o ranking de seleções da Fifa, que teve como principais modificações as ascensões e quedas dos times da África, que disputaram nas últimas semanas a Copa Africana de Nações. A Espanha manteve a liderança, à frente da equipe brasileira.
Os espanhóis, atuais campeões europeus, tem uma vantagem de 59 pontos para o pentacampeão mundial Brasil, segundo colocado no ranking da entidade - 1.627 pontos contra 1.568 dos brasileiros. Os times são dois dos maiores favoritos para a Copa do Mundo da África do Sul, que será realizada neste ano.
Nesta primeira lista da temporada de 2010, a maior surpresa foi por conta da grande ascensão do Egito, devido a mais um título da Copa Africana de Nações. A seleção do país subiu 14 postos no ranking e bateu seu recorde, com a décima colocação. Esta é a segunda melhor posição de um time africano, só superado pelo quinto lugar da Nigéria em 1994.
No top 5 da lista, além de Espanha e Brasil, respectivamente, encontram-se Holanda, Itália e Portugal, sendo que os holandeses, terceiro colocados, estão longe da seleção brasileira, com uma desvantagem de quase 300 pontos.
A Copa das Nações Africanas ainda beneficiou nações como a Nigéria, que subiu sete posições, figurando no 15º lugar. Vice-campeã, Gana ascendeu também sete postos, aparecendo em 27º.