Menu
Busca terça, 28 de setembro de 2021
(67) 99257-3397
BRASIL

Entidades firmam convênio para promover indústria aeroespacial brasileira

17 julho 2014 - 16h10

Os setores industriais aeronáutico e aeroespacial brasileiros receberão, nos próximos dois anos, um apoio extra para a promoção de seus negócios, produtos e serviços no exterior. Um acordo assinado hoje (17) entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o Centro para a Competitividade e Inovação do Cone Leste Paulista (Cecompi) visa a intensificar a participação das empresas em grandes feiras e eventos internacionais.

O acordo renova o convênio entre as entidades no âmbito do projeto Brazilian Aerospace Cluster, que terá 45 empresas participantes.

O parque industrial aeroespacial brasileiro é o quarto maior do mundo, sendo formado por cerca de 100 empresas. Segundo o diretor executivo da Cecompi, Marcelo Sáfadi Alvares, o setor é estratégico também do ponto de vista geopolítico, já que a tecnologia brasileira é referência na América do Sul.

Assim, o convênio deve consolidar a imagem do Brasil como polo gerador de tecnologia e produtos e serviços sofisticados para o setor. “Quando começamos o trabalho, tínhamos dois ou três exportadores na cadeia, hoje estamos com 15 exportadores de produtos e 18 de serviços, que geraram US$ 120 milhões”, disse Alvares. Para ele, o setor aeroespacial no Brasil tem muitos pontos a melhorar mas é competitivo no mercado internacional.

Com o convênio, espera-se crescimento de 30% no volume exportado e de 50% no número de empresas exportadoras. “Queremos também criar uma inteligência por trás disso. Se tivemos crescimento maior ou menor em relação ao mercado internacional, se for menos, [saber] por quê? Isso para entender e poder opinar nas ações do país para fortalecer cada vez mais a cadeia.”.

O projeto existe desde 2012 e estava mais focado em empresas na região de São José dos Campos, importante polo industrial brasileiro em São Paulo, onde se concentram grandes empresas do setor, lembrou o gestor na Apex-Brasil, Maurício Manfré. “Foi um bom piloto. A entidade setorial traz o conhecimento do setor e a Apex coloca a tecnologia e conhecimento na criação de oportunidades de negócios.”

A nova etapa do projeto também abrange empresas de Minas Gerais, de Santa Catarina, do Paraná e do Rio de Janeiro, estados que vêm desenvolvendo polos industriais importantes para a cadeia das indústrias aeronáutica e aeroespacial.

“Identificamos que determinados setores têm as grandes oportunidades em eventos mundiais, nas grandes feiras setoriais. Nos próximos dois anos, estaremos em feiras nos Estados Unidos, na Europa e no Oriente Médio, em eventos que agrupam os dois ramos, aeroespacial e aeronáutico”, disse Manfré. Em outubro, já haverá participação do grupo na Airtec, em Frankfurt, na Alemanha.

A Apex-Brasil é uma entidade privada vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e apoia quase 80 setores da economia com promoções no exterior.

Participam da solenidade de assinatura do acordo autoridades governamentais e de instituições de pesquisas dos estados envolvidos, além de entidades e empresas do setor.

Deixe seu Comentário

Leia Também

FUTEBOL
Uefa e Conmebol anunciam a criação da Super Copa dos Campeões
Polícia prende investigado por estupro de vulnerável
REGIÃO
Polícia prende investigado por estupro de vulnerável
Fundação de Cultura divulga relação dos beneficiados no "MS Cultura Cidadã"
Pfizer pede à Anvisa que avalie eficácia de terceira dose da vacina
SAÚDE
Pfizer pede à Anvisa que avalie eficácia de terceira dose da vacina
Ex-prefeito ficará em prisão domiciliar e usará tornozeleira eletrônica
MARACAJU
Ex-prefeito ficará em prisão domiciliar e usará tornozeleira eletrônica
IMUNIZAÇÃO
Dourados aplicará dose 2 da vacina contra Covid nesta quarta-feira
DOURADOS
Com drogas em caixas de erva de tereré, interno da PED é autuado por tráfico
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Aprovada PEC que permite cobrança de IPTU quando imóvel público for utilizado por particular
AQUÁRIO TRANSPARENTE
Governo lança site e 'abre as portas' do Aquário do Pantanal para fase final das obras
REGIÃO
Jovem com extensa ficha criminal é preso com drogas em táxi

Mais Lidas

REGIÃO
Acidente entre Dourados e Fátima do Sul matou mulheres e deixou policial ferido
EXECUÇÃO
Justiceiros matam mais um na fronteira e deixam recado
DOURADOS
Mulher é agredida em discussão e desfere golpe de faca no órgão genital do companheiro
HOMICÍDIO
Com tiros na cabeça e peito, jovem é executado em Pedro Juan Caballero