Ex-embaixadores brasileiros criticaram nesta terça-feira a política externa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a priorização da chamada “diplomacia Sul-Sul”, que prioriza a interação do Brasil com países em desenvolvimento.
Os diplomatas Sergio Amaral, José Botafogo Gonçalves e Rubens Barbosa – que assumiram embaixadas brasileiras durante a Presidência de Fernando Henrique Cardoso – também disseram que não acreditam que a política externa de Lula mudará no segundo mandato.
Os ex-embaixadores participaram de um seminário em São Paulo sobre a internacionalização das empresas brasileiras, promovido pela organização não-governamental Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri).
No primeiro mandato de Lula, o Itamaraty – sob a liderança do ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim – deu ênfase às relações com países do hemisfério sul, com iniciativas como a criação da Comunidade Sul-Americana de Nações (Casa) e viagens presidenciais à África.
“Sou favorável ao comércio com qualquer país, você vende para todos que queiram comprar. O que eu não acho bom é priorizar um grupo de países em detrimento de outros”, disse Sergio Amaral, que foi embaixador do Brasil em Londres (1999-2001) e representante brasileiro na Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (2003-2005).
Amaral disse que a participação das exportações para os Estados Unidos caiu recentemente de 25% para 18% na pauta brasileira.
Sou favorável ao comércio com qualquer país, você vende para todos que queiram comprar. O que eu não acho bom é priorizar um grupo de países em detrimento de outros
Sergio Amaral, ex-embaixador do Brasil em Londres
“Isso é ruim, pois vendemos para os Estados Unidos produtos com valor agregado, e nesse campo acabamos perdendo espaço para a China”, disse Amaral, que atualmente é diretor do Centro de Estudos Internacionais da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP).
Deixe seu Comentário
Leia Também

Prefeitura avança com nova iluminação de LED e moradores comemoram

Mercado estima redução da Selic em 0,25 ponto esta semana

Motorista é preso em Dourados com carro carregado de cigarros contrabandeados

STF mantém regra que limita número de candidatos por partido nas eleições proporcionais

Enorme orgulho, diz presidente sobre indicações do Brasil ao Oscar

Homem é preso com crack e faca durante abordagem em Dourados

Jovem cai em golpe e perde quase R$ 1 mil após acessar site de acompanhantes

MS leva programa Protege à ONU e debate proteção de mulheres em fórum internacional

Egípicio preso por extorquir a ex usava dados do filho para saber rotina da mulher

Operação destrói 18 hectares de plantações de maconha na região de fronteira
Mais Lidas

Árbitra de MS apita jogo do Brasileirão Série A neste sábado

Governo de MS diz ter bloqueado cartões sociais usados até para pagar motel

Taxa de lixo pode ser dividida em até 10 vezes em Dourados

