quinta, 26 de maio de 2022
São Paulo
23°max
11°min
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
INFORMAÇÃO

e-Cidadania é considerado exemplo de participação popular no processo legislativo

14 maio 2022 - 19h00Por Agência Senado

O Parlamento brasileiro foi considerado um exemplo de inovação, no que se refere à participação popular no processo legislativo, no mais recente relatório elaborado pela União Interparlamentar e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). Uma das iniciativas citadas pelo relatório, cujo tema deste ano foi “O Engajamento do Público no Trabalho do Parlamento”, foi o e-Cidadania, produzido pelo Senado.

Ao tratar do Parlamento brasileiro, o documento afirma o seguinte: “Quando se trata de legislaturas digitais, o Brasil é um país de inovação e novas ideias, com as condições históricas perfeitas e escala para ser um forte defensor da participação popular no Parlamento”. Também ressalta que “o Parlamento Brasileiro consistentemente está no topo em termos de maturidade digital”.

Além do e-Cidadania, também foram mencionados o HackerLab, o e-Democracia e o Ulysses, iniciativas da Câmara dos Deputados.

Portal
Sobre o e-Cidadania, o documento observa que “o [respectivo] portal tem um impacto direto na legislação e nos trabalhos do Senado”, e que “a plataforma também pode ser usada para capturar a atenção dos senadores para algumas proposições”.

Quando uma ideia legislativa apresentada por cidadãos por meio do Portal e-Cidadania alcança pelo menos 20 mil apoios, ela pode ser discutida na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado. Mas alguns senadores adotam algumas dessas ideias antes mesmo de elas alcançarem esse apoio. 

A senadora Zenaide Maia (Pros-RN) é um exemplo. Ela adotou a ideia legislativa que propõe incluir a Língua Brasileira de Sinais (Libras) no currículo escolar, transformando-a em um projeto de lei: o PL 5961/2019. A proposta havia sido enviada ao e-Cidadania em Libras, e foi traduzida para o português escrito antes de ser publicada no portal.

"Esses canais me põem em contato com muitas pessoas, especialmente os surdos. Sou médica e acho que o portal me deu muitas oportunidades para entendê-los e ter contato com eles', conta Zenaide.

O relatório União Interparlamentar e do Pnud também cita o senador Paulo Paim (PT-RS) por adotar uma ideia legislativa apresentada ao e-Cidadania. A proposta de 14º salário emergencial para aposentados durante a pandemia havia alcançado os 20 mil apoios exigidos. Mas, por causa da covid-19, as comissões do Senado não estavam funcionando na época e, por isso, a sugestão não podia ser analisada pelos parlamentares. Paim, então, decidiu apresentá-la logo sob a forma de um projeto de lei: o PL 3.657/2020.

O senador também destacou o papel das redes sociais para se compreender os anseios dos cidadãos brasileiros.

"O Brasil é um país continental. Viajar do sul ao norte de avião leva cerca de oito horas. As redes sociais aproximam as pessoas. Fica mais fácil receber sugestões e dúvidas sobre os nossos mandatos".

Deixe seu Comentário

Leia Também

REGIÃO

Aberta seleção para estagiários de Direito na comarca de Sonora

Câmera de segurança flagra atropelamento no Água Boa; assista ao vídeo
DOURADOS

Câmera de segurança flagra atropelamento no Água Boa; assista ao vídeo

"Engordei o sol noturno" será lançado nesta sexta em Dourados
LITERATURA

"Engordei o sol noturno" será lançado nesta sexta em Dourados

Motociclista é atropelada ao 'roletar' cruzamento no Água Boa
DOURADOS

Motociclista é atropelada ao 'roletar' cruzamento no Água Boa

Menores são encaminhados para delegacia após serem flagrados com drogas
POLICIAMENTO

Menores são encaminhados para delegacia após serem flagrados com drogas

ECONOMIA

Senado aprova MP que estabelece salário mínimo de R$ 1.212

REGIÃO

Quatro foragidos são recapturados durante ações policiais

BRASIL

Aduems se mobiliza contra a cobrança de mensalidade em universidade pública

REGIÃO

Empresária tem conta bancária invadida e prejuízo ultrapassa R$ 70 mil

SETE QUEDAS

Neno Razuk solicita Centro de atendimento ao trabalhador

Mais Lidas

CAARAPÓ

Grávida morta com tiro na cabeça foi assassinada pelo próprio irmão

TRAGÉDIA

Homem morre e outro fica ferido em estado grave após acidente na Marcelino

BR-163

Acidente mata motociclista e passageiro em estado grave é trazido para Dourados

DOURADOS

Vídeo mostra momento da colisão que terminou com morte de motociclista