O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino prorrogou por 72 horas o prazo para que a Controladoria-Geral da República (CGU) apresente o resultado de uma análise técnica sobre as emendas parlamentares RP8 e RP9, que ficaram conhecidas como “orçamento secreto”. A prorrogação do prazo foi pedida pelo Poder Executivo.
A CGU analisa dados sobre os dez municípios que receberam o maior volume de emendas parlamentares por habitante no período entre 2020 e 2023 e deve responder às seguintes questões: qual foi a tramitação dessas emendas nos executivos federal e municipal? Em que estágio se encontram as obras ou ações para as quais os recursos das emendas foram destinados? E, por último, quais os procedimentos ou regras de rastreabilidade, comparabilidade e publicidade foram usados em cada um dos municípios beneficiados?
Após a CGU entregar o relatório, a Câmara dos Deputados, o Senado Federal e o PSOL, autor da ação, terão um prazo de 10 dias para se manifestar.
No dia 1° de agosto, Dino determinou que as emendas devem seguir critérios de rastreabilidade e mandou a CGU auditar os repasses realizados por parlamentares. A decisão foi tomada após o ministro concluir que o Congresso não estava cumprindo a decisão da Corte que determinou transparência na liberação desses tipos de emendas.
No dia 14 de agosto, o magistrado suspendeu a execução das emendas impositivas ao Orçamento. O ministro entendeu que a execução das emendas pode continuar nos casos de obras em andamento e calamidade pública. A liberação dos recursos está condicionada ao atendimento de requisitos de transparência e rastreabilidade dos recursos.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Médica é agredida com soco no rosto durante atendimento em UPA
Braga Netto pede acareação com Cid na ação penal da trama golpista
IVINHEMAMulher de 36 anos é encontrada morta no interior de residência
BRASILCâmara aumenta pena para crimes contra idosos; texto vai a sanção

Polícia apreende 249 quilos de maconha em veículo acidentado

MS regionaliza hemodiálise e aproxima atendimento dos pacientes
Durante festa, capataz é ferido com três tiros na nuca por peão
POLÍTICADefesa de Bolsonaro pede anulação da delação de Mauro Cid
CAMPO GRANDEMorto em confronto em busca por arma acumulava 50 passagens

Carreta da Justiça beneficia população Bodoquena com serviços gratuitos
Mais Lidas

Casa 'vigiada' pela polícia em Dourados escondia R$ 3 milhões em pasta-base de cocaína

Mulher é agredida na frente dos filhos durante festa junina em Dourados

Com arma de policial, homem atira e fere jovem em bar de Dourados
