segunda, 08 de junho de 2026
Dourados
24ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
BRASIL

Desemprego mais longo cai 21,7% e é o menor já registrado pelo IBGE

14 maio 2026 - 17h05Por Da Redação

O número de pessoas que buscam emprego há dois anos ou mais caiu 21,7% no primeiro trimestre de 2026 em relação ao mesmo período de 2025. Esse contingente representa 1,089 milhão de pessoas, o menor já registrado desde 2012, quando começou a série histórica da principal pesquisa sobre mercado de trabalho no país.

Em 2025, o país tinha quase 1,4 milhões de pessoas que estavam há pelo menos 24 meses tentando uma ocupação. Já o maior nível foi em 2021, ano de pandemia de covid-19, com 3,5 milhões.

Os recordes fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua Trimestral, divulgada nesta quinta-feira (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O patamar mínimo de pessoas à procura de trabalho também se reflete em outras duas faixas temporais. 

- de mais de um mês a menos de um ano: 3,380 milhões de pessoas em busca de vaga, recuo de 9,9% em relação ao primeiro trimestre de 2025. Nessa faixa, o maior volume foi 7 milhões, em 2021.

- de mais de um ano a menos de dois anos: 718 mil pessoas procuravam emprego, redução de 9% se comparado a 2025. O maior patamar pertence também a 2021, quando eram 2,6 milhões de pessoas nessa situação.

A única faixa temporal que não apresenta recorde mínimo é a de menos de um mês procurando vaga. De janeiro a março o país tinha quase 1,4 milhão de pessoas nessa situação. Esse patamar fica 14,7% abaixo do registrado no ano passado, mas acima do nível de 2014 (1,016 milhão).

A pesquisa do IBGE detalhou o contingente dos 6,6 milhões de desocupados do país nas faixas de tempo de procura:

- Menos de um mês: 21,2% dos desocupados

- Um mês a menos de um ano: 51,4%

- Um ano a menos de dois anos: 10,9%

- Dois anos ou mais: 16,5%

Mercado de trabalho dinâmico

O analista da pesquisa, William Kratochwill, aponta que os patamares mínimos de pessoas à procura de emprego nas faixas de tempo estão relacionados ao desempenho do mercado de trabalho.

“As pessoas estão gastando menos tempo para se realocar. O mercado está mais dinâmico”.

No fim de abril, o IBGE já havia divulgado que a taxa de desemprego no primeiro trimestre de 2026 ficou em 6,1%, a menor da série histórica. 

O pesquisador, no entanto, faz uma ressalva sobre a nova ocupação encontrada: “não necessariamente é melhora na qualidade do trabalho”.

Mais conta própria

A pesquisa do IBGE apura o comportamento no mercado de trabalho para pessoas com 14 anos ou mais e leva em conta todas as formas de ocupação, seja com ou sem carteira assinada, temporário e por conta própria, por exemplo.

Pelos critérios do instituto, só é considerada desocupada a pessoa que efetivamente procurou uma vaga 30 dias antes da pesquisa. São visitados 211 mil domicílios em todos os estados e no Distrito Federal.

William Kratochwill descarta que a redução do desemprego mais longo tenha a ver com o desalento, termo utilizado para definir a situação das pessoas que não procuraram trabalho por acharem que não encontrariam.

“A desistência é um ponto que já podemos descartar. O mercado de trabalho tem se mostrado persistente nas contratações e na manutenção do emprego”.

Ele acrescenta que o aumento no número de pessoas trabalhando por conta própria também colabora para redução do desemprego mais longo.

De acordo com a Pnad, o Brasil tinha 25,9 milhões de trabalhadores por conta própria, o que representa 25,5% da população ocupada no primeiro trimestre de 2026. Nos três primeiros meses de 2012, eram 20,1 milhões de trabalhadores nessa condição.

“Eles tomam a iniciativa de ser seu próprio negócio”, conclui Kratochwill.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Para reforçar monitoramento ambiental em MS, Governo do Estado lança novas plataformas tecnológicas
TECNOLOGIA

Para reforçar monitoramento ambiental em MS, Governo do Estado lança novas plataformas tecnológicas

Ministério da Saúde suspende vacina contra a dengue do Butantan
BRASIL

Ministério da Saúde suspende vacina contra a dengue do Butantan

Operação resulta na prisão de duas mulheres e grande apreensão de drogas
COXIM

Operação resulta na prisão de duas mulheres e grande apreensão de drogas

Éderson se junta à seleção nos Estados Unidos para a disputa da Copa; veja vídeo
FUTEBOL

Éderson se junta à seleção nos Estados Unidos para a disputa da Copa; veja vídeo

Fiscalização na MS-395 resulta na apreensão de mercadorias irregulares vindas do Paraguai
POLÍCIA

Fiscalização na MS-395 resulta na apreensão de mercadorias irregulares vindas do Paraguai

INOCÊNCIA

Discussão por carro termina em agressão e homem é preso por violência doméstica

BR-158

Esquema de transbordo de drogas termina com apreensão de 285 kg de maconha

POLÍTICA

Plenário analisa na terça isenção de ISS para Copa do Mundo Feminina 2027

POLÍTICA

Comissão debate divulgação de alertas de desaparecidos por meios de comunicação

ECONOMIA

Plano Brasil Soberano adota novas regras e mais empresas podem aderir

Mais Lidas

NATASHA

Filme produzido em Dourados é selecionado para festival

DOURADOS

João Bosco & Vinícius encerram Festa Junina neste domingo com show repleto de sucessos

TRÂNSITO

Licenciamento de veículos com placas finais 1, 2 e 3 começa em junho

TRÂNSITO

Colisão na região central de Dourados termina com morte de motociclista