segunda, 18 de maio de 2026
Dourados
16ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397

Delcídio acredita que veto aos royalties será derrubado pelo Senado

04 dezembro 2012 - 08h10

O senador Delcídio do Amaral (PT/MS) acredita que o veto da presidente Dilma Roussef a ítens do projeto que estabelece novos critérios para a distribuição entre os estados dos royalties do petróleo poderá ser derrubado no Congresso Nacional, caso a matéria seja incluída na pauta pelo presidente do Senado, José Sarney (PMDB/AP).

“O veto vai ser julgado e isso depende apenas do presidente Sarney pautar. Amanhã(terça-feira) vai haver uma reunião dos governadores para pedir que ele se posicione quanto a votação do veto. São 24 estados contra três e o voto será no “escurinho do cinema”, ou seja, secreto. Portanto, todos já podem imaginar o que vai dar se o veto for à votação”, disse Delcídio, ao participar na manhã desta segunda-feira, 3 de dezembro, da abertura do Congresso para o Desenvolvimento dos Municípios – Expocidades, promovido pela FIEMS, a FECOMERCIO, a FAMASUl e o SEBRAE no Centro de Convenções Albano Franco, em Campo Grande.

A estimativa é de que, se o veto for mantido, Mato Grosso do Sul deixará de receber cerca de R$ 150 milhões por ano a partir de 2013. De acordo com Delcídio, o prejuízo pode ser ainda maior.

“Se nada for feito para mudar essa situação, os royalties só serão distribuídos nos leilões que vão acontecer a partir de 2013, o que significa que os estados e municípios somente começarão a receber recursos dentro do cronograma natural de exploração e produção do pré-sal, por volta de 2017. Por isso, precisamos, mais do que nunca, de união forte para reverter o quadro. É preciso distribuir de forma isonômica , entre todos os estados, as riquezas do País”, alertou o senador.

Delcídio elogiou a iniciativa das entidades de promover a Expocidades.

“Este encontro serve de estímulo aos atuais e futuros administradores porque ele aborda todos os desafios enfrentados pelos prefeitos no dia a dia, como a utilização racional dos recursos gerados pelos impostos pagos pela população, a oportunidade para que as prefeituras possam compreender o papel delas como agentes de desenvolvimento, os agentes de atração de investimentos para promover o desenvolvimento dos municípios, a questão do atendimento eficiente à população em geral, a qualificação dos funcionários públicos, ou seja, é uma boa iniciativa no sentido de garantir eficiência na gestão, agilidade, rapidez, simplicidade e desburocratização, com as prefeituras atuando como grandes indutoras de investimentos importantes”, disse.


Deixe seu Comentário

Leia Também

Homem causa tumulto em comércio no Jardim Água Boa e caso vai parar na delegacia
DOURADOS

Homem causa tumulto em comércio no Jardim Água Boa e caso vai parar na delegacia

Cancelado após tempestade, show de Natanzinho será domingo será no Parque de Exposições
EXPOAGRO

Cancelado após tempestade, show de Natanzinho será domingo será no Parque de Exposições

Com Neymar e surpresa no gol, Ancelotti divulga lista de convocados para a Copa
FUTEBOL

Com Neymar e surpresa no gol, Ancelotti divulga lista de convocados para a Copa

Fim da escala 6x1: relatório ficará aberto a sugestões
POLÍTICA

Fim da escala 6x1: relatório ficará aberto a sugestões

Menin Engenharia inaugura Residencial Ingá e novo ponto de vendas em Dourados
INFORME PUBLICITÁRIO

Menin Engenharia inaugura Residencial Ingá e novo ponto de vendas em Dourados

TRABALHO PARLAMENTAR

Geraldo Resende viabiliza tomógrafo de última geração para reforçar saúde em Aparecida do Taboado 

PARANAÍBA

Casal que xingou e arremessou objetos em recepcionista de hotel é condenado pela Justiça

DOURADOS

Janela é arrombada durante a madrugada e morador descobre tentativa de furto em casa na Vila Rosa

COOPERATIVISMO

Sicredi Centro-Sul MS/BA intensifica ações de educação financeira durante a Semana ENEF

DOURADOS

Morador do Parque dos Coqueiros perde R$ 6,6 mil em golpe de falsa transportadora

Mais Lidas

DOURADOS

Prefeitura entrega uniformes para equipe do Samu após oito anos sem reposição

LOGÍSTICA

Começa obra que encurtará distância entre Capital e município do interior

TEMPO

Temporal derruba estruturas, alaga vias e causa transtornos em Dourados

OPORTUNIDADE

MS tem concursos abertos com inscrições encerrando em maio; confira prazos