sábado, 15 de março de 2025
Dourados
32ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
BRASIL

Defesa de Temer pede que denúncia seja devolvida à PGR

16 setembro 2017 - 08h15

A defesa do presidente Michel Temer pediu no final da tarde de ontem (15) ao ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), que a denúncia contra o presidente e integrantes do PMDB seja devolvida à Procuradoria-Geral da República (PGR).

Caso o ministro atenda ao pedido, a denúncia volta à PGR, que estará, a partir de segunda-feira (18), sob novo comando: Raquel Dodge sucederá o atual procurador-geral, Rodrigo Janot, que deixa o cargo após quatros anos à frente do Ministério Público Federal (MPF).

Na petição, o advogado Antonio Claudio Mariz, representante de Temer, alega que as acusações referem-se a um período em que presidente não estava no cargo. De acordo com a Constituição, o presidente da República não pode ser alvo de investigação sobre fatos que aconteceram antes de assumir a chefia do governo.

"Entretanto, da leitura da peça vestibular [petição inicial], exsurge [destaca-se] que quase todos os supostos fatos delituosos narrados e imputados ao Sr. Presidente da República são anteriores ao seu mandato, razão pela qual, nos exatos termos do Artigo 86, § 4º, da Constituição Federal, o chefe da Nação não pode ser responsabilizado por atos estranhos ao exercício de suas funções", argumentou Mariz.

Na quinta (14), após receber a denúncia, Fachin decidiu aguardar a decisão da Corte sobre a suspensão do caso antes de enviar o processo para a Câmara dos Deputados, conforme determina a Constituição.

A decisão coincidiu com o desejo da defesa do presidente Temer, que havia protocolado no Supremo pedido para que o ministro suspendesse o envio até próxima quarta-feira (20), quando a Corte vai retomar o julgamento, iniciado nesta semana, que analisa a possibilidade de suspender a apresentação de denúncia contra o presidente da República, baseada nas provas obtidas por meio da delação dos executivos da J&F.

Tramitação

Com a chegada da denúncia ao STF, a Câmara dos Deputados precisará fazer outra votação para decidir sobre a autorização prévia para o prosseguimento do processo na Suprema Corte.

O Supremo não poderá analisar a questão antes de uma decisão prévia da Câmara. De acordo com a Constituição, a denúncia apresentada contra Temer somente poderá ser analisada após a aceitação de 342 deputados, o equivalente a dois terços do número de parlamentares que compõem a Casa.

A autorização prévia para processar o presidente da República está prevista na Constituição. A regra está no Artigo 86: "Admitida a acusação contra o presidente da República, por dois terços da Câmara dos Deputados, será ele submetido a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal, nas infrações penais comuns, ou perante o Senado Federal, nos crimes de responsabilidade".

O prosseguimento da primeira denúncia apresentada pela PGR contra o presidente pelo suposto crime de corrupção não foi autorizado pela Câmara. A acusação estava baseada nas investigações iniciadas a partir do acordo de delação premiada de executivos da J&F. O áudio da conversa entre Joesley Batista e o presidente Temer, gravada pelo empresário, também foi uma das provas usadas no processo.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Semifinalistas conhecem troféus que serão entregues a campeão e vice do Estadual
FUTEBOL

Semifinalistas conhecem troféus que serão entregues a campeão e vice do Estadual

Motorista é preso após furtar quase 300 litros de óleo diesel de empresa
CAMPO GRANDE

Motorista é preso após furtar quase 300 litros de óleo diesel de empresa

Homem é jogado do carro e executado com cinco tiros
CAMPO GRANDE

Homem é jogado do carro e executado com cinco tiros

São Paulo e Corinthians decidem Supercopa Feminina neste sábado
FUTEBOL

São Paulo e Corinthians decidem Supercopa Feminina neste sábado

Clínicas de recuperação para dependentes químicos são fechadas durante operação
FÁTIMA DO SUL

Clínicas de recuperação para dependentes químicos são fechadas durante operação

ÑU PORÃ

Jovem agride a irmã a pauladas e acaba preso em Dourados

RIO BRILHANTE

Operação prende seis e apreende armas e drogas na região de Dourados

CAMPO GRANDE

Panificadora terá que indenizar em R$ 10 mil casal que encontrou larvas em pão

PARQUE DO LAGO

Polícia prende suspeito com celulares e whisky furtados de conveniência

DOURADOS

Interno do Semiaberto é flagrado escondendo cocaína na boca

Mais Lidas

INFORME PUBLICITÁRIO

Condomínio sustentável e shopping a céu aberto: conheça o Aton, o maior complexo imobiliário do MS

Educação

Seleção para formador municipal aberta em Dourados; inscrições vão até amanhã

DOURADOS

Bolsonaro lança pré-candidatura de Gianni Nogueira ao Senado

DOURADOS

Homem é encontrado morto dentro de casa no Jardim Colibri