Menu
Busca segunda, 18 de janeiro de 2021
(67) 99659-5905
CORRESPONDÊNCIA

Correios: saiba o que pode ser enviado e quais são os itens proibidos

12 novembro 2015 - 13h20

Você com certeza já enviou uma carta ou telegrama pelos Correios ao menos uma vez na vida. Mas a postagem de muitos outros itens também é permitida: desde objetos, roupas e alimentos até cosméticos e medicamentos.

No entanto, para evitar dores de cabeça, é necessário saber quais são as proibições e restrições, além de ficar atento para o correto endereçamento das cartas, telegramas e encomendas.

Para que a encomenda seja entregue conforme esperado, é essencial que as informações contidas no rótulo de endereçamento estejam corretas (nome, endereço completo, localidade e CEP), com destaque para o Código de Endereçamento Postal, o CEP, principal orientador do correto fluxo do objeto. Qualquer inconsistência dessas informações pode dificultar a entrega”, alerta a empresa.


###Veja as principais proibições e restrições dos Correios:
Objetos com peso, dimensões, volume, formato, endereçamento, franqueamento ou acondicionamento em desacordo com as normas não são permitidos.

Substâncias explosivas, radioativas, deterioráveis, fétidas, nauseantes, corrosivas ou facilmente inflamáveis também não podem ser enviadas pelos Correios.

Cocaína, ópio, morfina e outras substâncias de uso proibido estão vetadas.

Objeto com endereço, dizeres ou desenhos injuriosos, ameaçadores, ofensivos à moral ou ainda contrários à ordem pública ou aos interesses do País são proibidos.

Animal vivo não é permitido, exceto: abelhas, sanguessugas e bicho-da-seda se estiverem embalados em condições apropriadas, sob responsabilidade do cliente.

Plantas vivas também estão entre as restrições.

Animais mortos, ossos e cinzas animais não são permitidos.

Entorpecentes e substâncias psicotrópicas (que provocam alucinações e delírio) estão na lista de vetos dos Correios.

Conteúdo classificado como perigoso para transporte aéreo, como: dispositivos de alarmes, gases inflamáveis e não inflamáveis, substâncias venenosas, materiais radioativos e outros itens estão proibidos.

Armas ou munição, exceto quando autorizado por legislação específica, não devem ser enviadas.

Cigarros, derivados do tabaco e produtos similares que não estejam no escopo dos objetos identificados pelas leis 9.294/2006 e 10.167/2000 e que sejam destinados à comercialização estão proibidos.

Restos mortais humanos são proibidos, com exceção do transporte de cinzas provenientes de cremação, que devem ser embaladas em recipiente hermeticamente fechado, depositado em uma caixa de papelão resistente.

Objetos proibidos por ato de autoridade competente, como: explosivos, gases comprimidos, líquidos e sólidos inflamáveis e material radioativo.

Saber qual serviço melhor atende sua necessidade também é importante. As dúvidas mais frequentes estão relacionadas às encomendas, já que há diferentes opções. Para enviar um objeto com destino nacional, é possível utilizar os seguintes serviços:

- SEDEX Hoje: optando por esse serviço, a entrega é garantida para o mesmo dia em que a postagem foi efetuada

- SEDEX 10: entrega garantida até às 10hs da manhã do dia útil seguinte ao da postagem

- SEDEX 12: entrega garantida até às 12hs da manhã do dia útil seguinte ao da postagem

- SEDEX: serviço de entrega em todo o território nacional. O prazo de entrega pode ser calculado no site dos Correios

- PAC: é o mais econômico entre as opções de envio de encomendas

Os limites de peso e dimensões para os objetos variam de acordo com o serviço escolhido. As especificações estão disponíveis em tabelas no site oficial dos Correios (clique aqui para acessá-las).

Há ainda como postar documentos e encomendas com destinos internacionais, com opções que apresentam variação na velocidade da entrega e, portanto, no preço.

O envio de moeda corrente por meio de envelope - em qualquer quantia - não é permitido, mas há outra forma simples de postar dinheiro. O serviço, realizado por mais de seis mil agências dos Correios no País, é o Vale Postal Eletrônico e permite até R$ 1.000. Basta depositar as cédulas em um envelope, informar o nome completo do destinatário, CPF e RG, além da agência na qual será efetuada a retirada. A transferência é realizada por meio eletrônico.

###Outros serviços
Além das tradicionais cartas, é possível enviar mensagens de outras formas. Os Correios possuem cartões postais com modelos já prontos, e ainda há a opção de personalização: você fornece a imagem que irá ilustrar o cartão e os Correios preparam a arte final e providenciam a impressão.

Para quem não possui aparelho de fax, existe o serviço de Fax Post, com opções de transmissão e recebimento de textos e documentos em unidade dos Correios ou diretamente no aparelho do destinatário.

Os deficientes visuais podem utilizar o Cecograma. O serviço postal é destinado àqueles que utilizam o Braille para a sua comunicação escrita. São permitidas também placas gravadas em relevo (clichês) e registros sonoros expedidos por instituições oficialmente reconhecidas ou endereçadas a elas.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Mercado financeiro aumenta projeção da inflação para 3,43%
BRASIL
Mercado financeiro aumenta projeção da inflação para 3,43%
Governo alerta para vencimento dia 29 do IPVA à vista
ESTADO
Governo alerta para vencimento dia 29 do IPVA à vista
Enquete aponta que maioria concorda com lei seca após 22h
DOURADOS
Enquete aponta que maioria concorda com lei seca após 22h
PRAZO
Última semana para concorrer às vagas do vestibular UEMS 2021
REGIÃO
Suspeito de furtar comércios morre em confronto com a polícia
ESPORTE
Conheça os favoritos para ganhar o título na Liga dos Campeões 2020-21
CONTRABANDO
Carga de defensivos agrícola é apreendida e avaliada em mais de um milhão
DOURADOS
Em ação conjunta, polícia deflagra operação para investigar crimes
BRASIL
Vacinação contra covid-19 começa ainda hoje nos estados, diz Pazuello
DOURADOS
Taxistas começam hoje vistoria anual na Agetran

Mais Lidas

DOURADOS
Morto por descarga elétrica pode ter tentado consertar portão
ACIDENTE
Homem morre após sofrer descarga elétrica em Dourados
DOURADOS 
Jovem cai de moto e pede ajuda após levar facada
DOURADOS
Comitê alerta para crescente da Covid e prefeito expede decreto com novas regras