O Tribunal de Justiça de São Paulo marcou a audiência da ação movida pela família do jornalista Luiz Eduardo Merlino no dia 27 de julho, às 14h30, no Fórum João Mendes, no centro da capital paulista.
O Tribunal de Justiça de São Paulo ouvirá as testemunhas da tortura e morte do jornalista Luiz Eduardo Merlino em audiência da ação movida por sua família contra o coronel reformado do Exército Brasileiro, Carlos Alberto Brilhante Ustra. Entre as testemunhas arroladas por Ustra está o presidente do Senado José Sarney.
Merlino foi morto em São Paulo, em julho de 1971, nas dependências do Doi-Codi, centro de tortura comandado por Ustra entre outubro de 1969 e dezembro de 1973. A audiência acontece no mês em que se completam 40 anos do assassinato do jornalista.
Além do ex-ministro da Secretaria de Direitos Humanos Paulo Vanucchi, devem depor sobre o crime o historiador e escritor Joel Rufino dos Santos e ex-militantes do POC (Partido Operário Comunista), organização na qual Merlino militava, como Eleonora Menicucci de Oliveira, Laurindo Junqueira Filho, Leane de Almeida e Otacílio Cecchini.
Entre as testemunhas de defesa arroladas por Ustra, que serão ouvidas por carta precatória, estão ainda o ex-ministro Jarbas Passarinho, um coronel e três generais da reserva do Exército Brasileiro, Gélio Augusto Barbosa Fregapani Paulo Chagas, Raymundo Maximiano Negrão Torres e Valter Bischoff.
A ação por danos morais está sendo movida pela irmã do jornalista, Regina Maria Merlino Dias de Almeida, e pela sua ex-companheira, Angela Mendes de Almeida, e é subscrita pelos advogados Fábio Konder Comparato, Claudineu de Melo e Aníbal Castro de Souza.
Em 2008, Ustra foi declarado torturador pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, em ação movida pela família Teles. Esta é a segunda ação movida pela família de Merlino contra o coronel da reserva do Exército. Merlino era jornalista. Trabalhou nas publicações Jornal da Tarde e Folha da Tarde. Era militante do Partido Operário Comunista (POC).
Fonte: Assessoria TJSP
Deixe seu Comentário
Leia Também

Motociclista morre após bater na traseira de caminhão em rodovia

Homem ameaçava agredir crianças caso revelassem abusos, aponta investigação

Motorista envolvido em atropelamento de idosa no Jardim Canaã IV é ouvido e liberado

Praga quarentenária presente é detectada pela primeira vez no estado de São Paulo

Idoso morre após cair de andaime em obra residencial em Dourados

Moraes pede ao Exército manifesto sobre visita íntima a general preso

Morador de Dourados é preso suspeito de abuso sexual contra duas crianças

Anvisa alerta para risco de pancreatite ligado a canetas emagrecedoras

Mesmo sem parquímetro, vagas para idosos e PCD seguem válidas e serão fiscalizadas em Dourados

Dourados amplia ações contínuas de prevenção à gravidez na adolescência nas UBSs
Mais Lidas

Vítima denuncia inquilino por não pagar aluguel e não devolver itens levados para conserto

Golpe do Pix: vítima perde quase R$ 4 mil após clicar em link de falso crédito

Acusado de série de furtos, 'Microfone' ganha liberdade sem passar por audiência de custódia
