terça, 03 de dezembro de 2024
Dourados
21ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
AVANÇO

Comissão da Câmara aprova projeto que regulamenta a profissão de Agente Indígena de Saúde

05 novembro 2024 - 09h08Por Ministério da Saúde

Em um avanço significativo para os direitos dos profissionais indígenas, a Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou, na quarta-feira (30), o projeto de lei 3514/2019, que regulamenta a atuação dos Agentes Indígenas de Saúde (AIS) e Agentes Indígenas de Saneamento (AISAN) no Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS). O projeto visa garantir a esses agentes o mesmo reconhecimento legal que os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), oferecendo maior segurança e valorização profissional. 

A proposta, elaborada pela ex-deputada Joenia Wapichana, atual presidenta da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), e relatado pela deputada Juliana Cardoso, ainda passará pela Comissão de Trabalho da Casa, antes de seguir para análise no plenário. Desde 2019, o projeto está em tramitação, buscando conferir a esses profissionais indígenas direitos como regulamentação das relações de trabalho, equiparação salarial, além de melhorias na qualificação e condições de atuação. 

Segundo dados da Secretaria de Saúde Indígena do Ministério da Saúde (Sesai), o Brasil conta atualmente com 4.508 Agentes Indígenas de Saúde e 2.541 Agentes Indígenas de Saneamento em atividade, que exercem suas funções diretamente nas comunidades, alinhando conhecimentos tradicionais com práticas de saúde e saneamento. 

Origens da atuação dos agentes indígenas 

Os AIS e AISAN surgiram na década de 1980, como resposta à falta de serviços básicos de saúde nas TI. Universidades, ONGs e grupos religiosos iniciaram programas de capacitação para que indígenas pudessem oferecer cuidados de saúde em suas próprias comunidades, buscando respeitar e integrar saberes e tradições culturais indígenas. A Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas (PNASPI) considera esses agentes como elementos-chave para a promoção de uma saúde diferenciada, valorizando a formação indígena e o acervo de práticas tradicionais. 

Para a secretária adjunta da Sesai, Lucinha Tremembé, a regulamentação é um passo essencial para o fortalecimento das políticas de saúde indígena. “A regulamentação é muito mais do que uma vitória profissional. Trata-se do reconhecimento da importância desses agentes como elo entre o sistema de saúde e as práticas tradicionais de nossos povos, consolidando o princípio da atenção diferenciada à saúde indígena”, afirmou.

Ela também destacou que a valorização dos agentes contribui diretamente para melhorar a qualidade de vida nas comunidades indígenas e fortalece a identidade e autonomia dos povos originários. “A regulamentação dos agentes indígenas é um passo essencial para consolidar um sistema de saúde indígena que respeite e integre as tradições culturais e os direitos dos povos indígenas no Brasil”, concluiu. 

Atribuições 

O projeto de lei define como atribuição dos AIS a promoção da saúde e a prevenção de doenças por meio de ações comunitárias e domiciliares, incluindo práticas de primeiros socorros e saberes tradicionais. Já os AISAN se concentram nas práticas de saneamento básico e ambiental, com atividades que incluem o monitoramento do abastecimento de água, esgoto e manejo de resíduos sólidos. Ambos devem ser indígenas, falar a língua materna, conhecer os costumes e a cultura local, e residir na comunidade onde atuam. Além disso, precisam ter concluído ou estar cursando o ensino fundamental e realizar a capacitação oferecida pelo Ministério da Saúde. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

CAPITAL

Mãe de suspeito que fugiu da PM é presa ao ameaçar militares

DELAÇÃO PREMIADA

Cid terá que prestar novo depoimento sobre tentativa de golpe

ESTELIONATO 

Ameaçado pelo Comando Vermelho, vítima perde R$ 1,2 mil

SANTA CATARINA

Morre a ex-companheira de homem que lançou bombas no STF

NOVA ANDRADINA

Homem morto atacado por abelhas durante fuga tinha 38 anos

ITINERANTE

Carreta da Justiça realiza atendimentos a 207 pessoas em Aral Moreira

CAMPO GRANDE 

Homem é preso em flagrante acusado de vender cigarros eletrônicos

EM DOURADOS

"A oportunidade está aqui", diz Riedel sobre momento econômico de MS

FUTEBOL

Fifa define regras para sorteio de grupos do Mundial de Clubes

Taxista encontra ladrão tentando fugir, aciona polícia e ele é preso

Mais Lidas

TRAGÉDIA

Acidente deixa três pessoas mortas na BR-163 em MS

DOURADOS

Cliente denuncia furto de mala em hotel e sistema de segurança não registra imagens

DOURADOS

Homem é detido após causar tumulto em agência bancária no centro

TRAGÉDIA NA 163

Mãe, filho e nora morreram em colisão frontal entre caminhão e caminhonete