sábado, 14 de fevereiro de 2026
Dourados
22ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
DIREITOS HUMANOS

Comissão aprova projeto que define atribuições para cuidadores de idosos

27 janeiro 2026 - 12h55Por Agência Câmara de Notícias

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados aprovou, em dezembro, o Projeto de Lei 3063/25, que estabelece critérios claros sobre as funções de cuidador de idosos.

A proposta define as responsabilidades de quem cuida e garante mais segurança jurídica tanto para as famílias quanto para os profissionais da área.

O projeto, de autoria do deputado Pastor Gil (PL-MA), detalha o rol de atividades que o cuidador pode e deve desempenhar no dia a dia com o idoso. Entre os principais pontos, destacam-se:

apoio na higiene e alimentação – auxiliar no banho, vestuário e na ingestão de refeições;
mobilidade – acompanhar o idoso em caminhadas, exercícios físicos leves e deslocamentos externos (consultas médicas, lazer);
administração de medicamentos – o cuidador fica responsável por zelar pelo cumprimento dos horários e dosagens de remédios via oral, conforme a prescrição médica;
bem-estar emocional – promover a socialização e o estímulo cognitivo do idoso.
A proposta não substitui o enfermeiro ou técnico de enfermagem em procedimentos complexos (como curativos profundos ou aplicações de medicamentos injetáveis). A função do cuidador deve focar no suporte às atividades de vida diária (AVDs).

O relator, deputado Zé Silva (Solidariedade-MG), recomendou a aprovação do projeto e enfatizou que a regulamentação das atribuições ajuda a evitar conflitos trabalhistas e garante que o idoso receba um atendimento qualificado.

“As atribuições contempladas no texto estão de acordo com boas práticas de gerontologia, princípios de cuidado humanizado e diretrizes técnicas já adotadas por profissionais da saúde e da assistência social", afirmou o deputado. "O projeto não cria custos adicionais para o poder público e contribui para a construção de um ambiente regulatório mais seguro e qualificado”, acrescentou.

Próximos passos
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, ainda será analisado pelas comissões de Saúde; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Para virar lei, precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Polícia Militar apreende maconha e skunk em veículo após colisão 
PONTA PORÃ

Polícia Militar apreende maconha e skunk em veículo após colisão 

POLÍTICA

Mendonça se reúne com PF e define novas apurações do Master

Homem que matou para vingar morte do irmão é condenado a 21 anos
JUSTIÇA

Homem que matou para vingar morte do irmão é condenado a 21 anos

JUDICIÁRIO

STF tem maioria de votos contra gratificação de desempenho a inativos

ELDORADO

Distribuidor de semijoias é rendido e ladrões levam 150 mil em itens

EXPEDIENTE

Detran/MS informa horários de funcionamento durante o Carnaval 2026

POLÍCIA

Árbitro é preso por estuprar a ex-esposa, enteados e uma sobrinha

CÂMARA DOS DEPUTADOS

'Bolsa pistola': comissão aprova incentivo para compra da 1ª arma

SANTA RITA DO PARDO

Motorista morre após caminhão carregado com carvão tombar

ECONOMIA

Banco Central registra primeiro incidente com chaves Pix em 2026

Mais Lidas

RIO DOURADOS

Pescadores constroem rampa para barcos em busca de belas paisagens, esporte e até "dinossauros"

LUCRO CERTO

Operação do Gaeco apura contrato de R$ 1,5 milhão entre prefeitura e escritório de advocacia

ABRE E FECHA

Dourados terá comércio aberto durante o Carnaval; bancos e setor público param

FRAUDE

Denúncia em Dourados deflagra operação contra desvio de R$ 30 milhões do Farmácia Popular