Menu
Busca terça, 24 de novembro de 2020
(67) 99659-5905
PANDEMIA

China reabilita frigoríficos de MT e MS suspensos por Covid-19; um é em Dourados

24 outubro 2020 - 19h40Por Globo Rural

A Administração Geral de Alfândegas da China (GACC, na sigla em inglês) anunciou nesta sexta-feira (23/10) a reabilitação de dois dos oito frigoríficos que estavam impedidos de exportar ao país: Marfrig de Várzea Grande (MT) e BRF de Dourados (MS).

A liberação das exportações ocorre após inspeções realizadas entre final de setembro e início de outubro, como antecipou Globo Rural. As demais empresas suspensas, que também foram inspecionadas, ainda aguardam a oficialização da reabilitação de suas exportações pelas autoridades chinesas.

“Após auditoria por videoconferência e apresentação de documentos, conduzidas pelas equipes do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal e do Serviço de Inspeção Federal (SIF), as autoridades chinesas concluíram que as medidas adotadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e pelos estabelecimentos foram satisfatórias e adequadas para o atendimento às exigências chinesas”, apontou o Ministério da Agricultura, em nota.

 

Principal destino das exportações brasileiras de carne, a China elevou o rigor com a segurança sanitária dos alimentos importados pelo país neste ano, interrompendo as compras de empresas que apresentassem risco de contaminação por Covid-19.

“São medidas temporárias, que não visam um país em particular, como o Brasil, não vão afetar a qualificação dos frigoríficos exportadores e tampouco terão um impacto substancial no comércio do agronegócio bilateral”, registrou a representação diplomática do país após a última suspensão, no final de setembro.

Suspensa desde final de julho, a BRF de Dourados comentou em nota sua reabilitação e ressaltou o caráter estratégico do mercado chinês para a companhia. “A liberação para a retomada de exportações para o país asiático, mercado estratégico para a BRF, reforça o compromisso da companhia com a qualidade de seus produtos e com a saúde e segurança dos seus colaboradores", declarou Lorival Luz, CEO global da BRF.

Procurada, a Marfrig confirmou que a unidade de Várzea Grande foi reabilitada pelos chineses. O frigorífico estava suspenso desde o final de junho e foi um dos primeiras a ter os embarques para a China interrompidos por conta da Covid-19.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CAMPO GRANDE
Identificado assassino de jovem morto no aniversário do irmão
CONTÁGIO
Grupo de pesquisadores diz que Brasil vive 'início de 2ª onda' de Covid
SÃO GABRIEL
Com tiros na cabeça e pescoço, homem é socorrido em estado grave
MUDANÇA NA CASA BRANCA
Trump autoriza início do processo de transição do poder para Biden
APARECIDA DO TABOADO
Homem é acusado de arrastar por duas quadras cachorro que fugiu
UFGD
Prazo para inscrição no Bolsa Cultura Web termina nesta sexta-feira
ESPORTE
Corumbaense e Maracaju desistem de jogar o Estadual de Futebol
ESPORTES
Atleta de Amambai é vice-campeão brasileiro sub-18 de atletismo
PEDRO JUAN
Polícia acusa PCC por ataque que dilacerou nariz de criança na fronteira
CORONAVÍRUS
Ex-ministro que minimizou pandemia é internado com Covid-19

Mais Lidas

DOURADOS
Carro invade parque no final da Avenida Marcelino Pires, cai em valeta e pega fogo
VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
Homem ameaça ex com faca e apanha de vizinhos em Dourados
DOURADOS
Homem é preso após tentar atropelar policiais em abordagem na BR-163 
DOURADOS
Mulher é presa após atear fogo na casa do ex-marido, cadeirante