Um novo voo com brasileiros repatriados dos Estados Unidos pousou no início da tarde deste sábado (21) no Aeroporto Internacional de Fortaleza. Segundo o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), o voo trouxe 120 repatriados. Este foi o décimo voo de repatriação de brasileiros dos EUA. Até agora, o Brasil recebeu 892 repatriados entre os meses de fevereiro e junho deste ano, em razão da política contra a imigração adotada pelo governo estadunidense.
A previsão era que o voo chegasse em terras brasileiras as 08h, mas houve atraso, e a aeronave pousou no aeroporto às 12h46. O ministério informou que foi montada uma estrutura para a recepção dos brasileiros. Equipes de diversos órgãos do governo farão um acolhimento humanizado que inclui alimentação, distribuição de kits de higiene pessoal e apoio psicossocial, além de acolhimento.
De Fortaleza, os brasileiros seguirão para os locais de origem em ônibus, conforme o novo modelo de acolhimento de repatriados, que não terá mais apoio da Força Aérea Brasileira.
Além disso, o ministério informou que também realiza encaminhamentos para outros órgãos, como a Defensoria Pública da União (DPU), o Ministério das Relações Exteriores (MRE), o Sistema Único de Saúde (SUS), e a rede do sistema Único de Assistência Social (SUAS) do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
Em casos de acolhimento especializado, como pessoas com deficiência, população LGBTQIA+ e pessoas idosas, os atendimentos são direcionados dentro do próprio MDHC.
No dia de junho, foram recebidos 109 brasileiros que estavam em situação de vulnerabilidade nos Estados Unidos. Do total de pessoas, 76 seguiram viagem para o Aeroporto Internacional de Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG), em aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB).
Deixe seu Comentário
Leia Também
Brasileirão retorna hoje com clássico e líder em campo

"Balaio Festival" reúne feira criativa, cultura e música hoje em Dourados

Jovem bêbado é preso após agredir e ameaçar mãe com faca

Homem dispara quatro vezes para o alto, resiste à abordagem e acaba preso em Dourados

Operário encara o Uberlândia para continuar sonhando com a vaga

Leitores são favoráveis ao retorno do debate no Congresso sobre fim da jornada 6x1
Homem é preso por receptação ao bater carro furtado em poste
ECONOMIALira amplia redução parcial de IR para quem ganha até R$ 7.350

Brasil e Paraguai destroem mil toneladas de maconha em megaoperação

Dourados terá vias do transporte coletivo recapeadas pelo Estado
Mais Lidas

Produtor rural morto a tiros em fazenda no distrito de Itahum é identificado

Após matar vizinho, fazendeiro se apresenta à polícia e diz que agiu em legítima defesa pelo filho

Filho de acusado de matar fazendeiro se apresenta, presta depoimento e é liberado
