quinta, 19 de setembro de 2024
Dourados
38ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
BRASIL

Cerveja contaminada pode ser causa de síndrome que matou uma pessoa

10 janeiro 2020 - 12h35Por Agência Brasil

A contaminação de lotes de cerveja por uma substância tóxica usualmente empregada na produção de bebidas industriais pode ter causado a morte de uma pessoa e a internação de outras sete, em Minas Gerais, nos últimos dias.

Exames laboratoriais realizados pela Polícia Civil de Minas Gerais identificaram a presença da substância dietilenoglicol em amostras de ao menos dois lotes da cerveja Belorizontina, da Backer. As amostras dos lotes L1 1348 e L2 1348 foram recolhidas nas residências dos pacientes internados com insuficiência renal aguda e alterações neurológicas.

Segundo o superintendente de Polícia Técnico-Científica da Polícia Civil, Thales Bittencourt, o resultado das investigações é preliminar, não sendo possível, até o momento, afirmar como a substância contaminou as bebidas periciadas. “Só é possível afirmar que ela foi identificada em duas amostras”, disse Bittencourt, na tarde desta quinta-feira (9), em entrevista à imprensa.

Logo após a Polícia Civil ter revelado o resultado da perícia, a cervejaria Backer informou que vai recolher todos os vasilhames de Belorizontina dos lotes L1 1348 e L2 1348. A medida, segundo a empresa, é preventiva, pois o dietilenoglicol não faz parte do processo de produção de suas cervejas. A cervejaria não aponta nenhuma hipótese para explicar como, então, a substância teria contaminado os produtos periciados.

“A Cervejaria Backer continua à disposição das autoridades para auxiliar no que for necessário até a conclusão das investigações”, afirma a empresa, em nota.

Segundo a secretaria estadual de Saúde, o primeiro dos oito casos de síndrome nefroneural foi registrado pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde em 30 de dezembro, em Belo Horizonte. A segunda vítima foi internada em um hospital de Juiz de Fora. Nos dias seguintes, outras seis pessoas deram entrada em hospitais da região metropolitana da capital mineira, com insuficiência renal aguda e alterações neurológicas centrais e periféricas. Na terça-feira (7), um paciente internado em Juiz de Fora morreu em função de complicações no quadro.

Ainda de acordo com a secretaria de saúde, os pacientes apresentaram uma rápida deterioração do estado de saúde: em média, em dois dias e meio após o surgimento dos primeiros sintomas, as pessoas tiveram que ser internadas. Um nono caso foi descartado pelo fato de não apresentar os mesmos sintomas dos demais e por ter doença renal prévia.

Uma força-tarefa com técnicos das secretarias de Saúde de Belo Horizonte e de Minas Gerais e do Ministério da Saúde foi criada para acompanhar as investigações e as medidas necessárias à proteção da população.

Deixe seu Comentário

Leia Também

BRASIL

TSE define regras para atuação da Polícia Rodoviária nas eleições

Nunca é tarde para estudar e se profissionalizar
ARTIGO

Nunca é tarde para estudar e se profissionalizar

REGIÃO

Homem morre após ser esfaqueado durante briga por casaco

Sancionada lei que mantém competências dos juizados de pequenas causas
LEI

Sancionada lei que mantém competências dos juizados de pequenas causas

Influenza faz mais três vítimas em MS e número de óbitos se aproxima de 80 no ano
BOLETIM

Influenza faz mais três vítimas em MS e número de óbitos se aproxima de 80 no ano

ESTUPRO DE VULNERÁVEL

Idoso condenado há uma década por abusar sexualmente de criança é preso

EXPORTAÇÃO

Brasil celebra abertura de cinco novos mercados no Canadá

REGIÃO

Idoso perde quase R$ 30 mil após ligação de suposto atendente de banco

LITERATURA

Juízes de MS lançam livro "Responsabilidade Civil no Direito do Trabalho"

LEGISLATIVO DE MS

Renato Câmara quer Plano de Cargos e Carreiras para reajustar salários dos servidores da Agraer

Mais Lidas

ECONOMIA

Bradesco anuncia fechamento de mais uma agência na região de Dourados

DOURADOS

Estacionamento na região central de Dourados causa confusão entre condutores

INVESTIGAÇÃO

Trabalhador encontra feto dentro de saco plástico em meio a amontoado de lixo

DOURADOS

Centro de Convenções terá exposição de carros antigos neste domingo