A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira, dia 08 de julho, o texto da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 291/13, que acaba com a aposentadoria compulsória para juízes como medida punitiva. Agora, o texto segue para uma comissão especial, antes de ir para o plenário.
A PEC prevê que a decisão de remover o magistrado ou colocá-lo em disponibilidade cabe ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), algo que já acontece. A novidade está na suspensão podendo ser de até 90 dias e a disponibilidade, por até dois anos.
O texto aprovado pela CCJ também estabelece que, ao fim do processo administrativo disciplinar, o Ministério Público deverá ser acionado, no prazo de 30 dias, para manifestar-se. Nesse caso, o magistrado deve ficar afastado das funções, com vencimentos proporcionais, até o trânsito em julgado da sentença.
Pela proposta, se a decisão for pelo arquivamento da representação ou se a ação judicial for julgada improcedente em decisão definitiva, o magistrado retorna às suas funções, com o pagamento da diferença das verbas remuneratórias e o cômputo para todos os fins do tempo de serviço.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Governo, Senado, Câmara e Assembleia; veja quanto os candidatos poderão gastar em MS

Projeto seleciona autores de MS para criação e publicação de histórias em quadrinhos

Motorista de carreta denuncia vizinho por ameaça após discussão no trânsito em Dourados

Homem é preso acusado de matar suposto amante de companheira

Mapa abre credenciamento de laboratórios para fortalecer a defesa agropecuária

PND 2026: divulgado resultado de recursos de atendimento especializado

Projeto cria plataforma para monitorar estoque e falta de medicamentos no país

Investigação integrada leva à prisão do terceiro envolvido em roubo à joalheria em MS

Anvisa aprova medicamentos pediátricos para lúpus e esclerose múltipla

Obras de recuperação de asfalto deteriorado avançam e chegam à Rua General Osório
Mais Lidas

Maquinários de obra são furtados de contêiner em bairro nobre de Dourados

Polícia Ambiental apreende exemplar de Dourado durante operação

Confira as dezenas sorteadas do concurso 3033 da Mega-Sena
