Menu
Busca quarta, 23 de setembro de 2020
(67) 99659-5905
GERAL

Carteira Digital de Trânsito passa a permitir indicação de condutor

02 março 2020 - 18h20Por Agência Brasil

O Ministério da Infraestrutura lançou nesta segunda-feira, dia 02 de fevereiro, a possibilidade de indicação do principal motorista do veículo na Carteira Digital de Trânsito (CDT). A funcionalidade é uma novidade na CDT, aplicativo que foi desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e está disponível gratuitamente nas lojas do Google Play e App Store desde 2017.

Para o diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Frederico Carneiro, o objeto é intensificar a adesão à Carteira Digital de Trânsito, fazendo com que cada vez mais os brasileiros tenham acesso aos serviços digitais do governo federal. “A ideia é facilitar a vida do cidadão, proporcionando mais agilidade, segurança e comodidade”, disse.

Para indicar a pessoa responsável pela condução do veículo, basta que o proprietário acesse a parte de “meus veículos”, clique no ícone com as informações do carro e selecione a opção “principal condutor”. É necessário que o principal condutor também tenha o aplicativo baixado no telefone para que, quando for indicado por outra pessoa, ele concorde com esse procedimento.

Quando a indicação ocorrer, o órgão responsável receberá automaticamente a notificação e o principal condutor registrado assume a responsabilidade – que hoje cabe ao proprietário – pelas infrações de trânsito cometidas com o veículo.

Quem já tem a Carteira Digital de Trânsito precisa esperar que as lojas dos aplicativos façam a atualização do dispositivo para que a função esteja disponível.

Os proprietários de veículos que ainda não possuem a Carteira Digital de Trânsito continuam com a opção de fazer a indicação do principal condutor pelo Portal de Serviços do Denatran ou diretamente nos balcões de atendimento dos Detrans. O dono do veículo fornece o CPF e o número da CNH do motorista principal, que recebe um e-mail para concordar com o procedimento.

Carteira Digital de Trânsito

Além desta nova aplicabilidade, a Carteira Digital de Trânsito funciona como uma interface do cidadão com os serviços de trânsito mais utilizados. Pelo aplicativo, é possível consultar o histórico de emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), compartilhar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), exportar os documentos e consultar infrações.

A CNH e o CRLV digitais têm o mesmo valor legal dos documentos impressos. O condutor também receberá notificações, caso desejar, como avisos de vencimento de CNH e o aviso de recall, com as devidas instruções.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ESTADO
Com metade da safra já vendida, plantio da soja depende de chuva e deve começar em outubro
MS
Rastrear: SES cria sistema de monitoramento de casos de coronavírus
FUTEBOL
Palmeiras encara o Guaraní no Paraguai pela Libertadores
DOURADOS
Flagrado forçando portão de residência, jovem é preso e polícia descobre outros furtos
LEGISLATIVO DE MS
Deputados devem apreciar quatro matérias na sessão desta quarta-feira
RODOVIÁRIA
Adolescente de 15 anos é flagrada com mochila cheia de maconha
ELEIÇÕES 2020
PP e PT planejam registrar candidatos a prefeito hoje em Dourados
ACIDENTE
Mulher envolvida em acidente no Centro ficou presa às ferragens de veículo
AJUDA FINANCEIRA
Caixa paga nova parcela do auxílio emergencial para 5,6 milhões de pessoas
DOURADOS
Primeiro final de semana da primavera promete calor intenso

Mais Lidas

DOURADOS
Motorista bêbado atropela cinco pessoas que voltavam da igreja no Novo Horizonte
DOURADOS
Após bebedeira, homem é assassinado por “dar em cima” de esposa do acusado
DOURADOS
Motorista que fez 'strike' e atropelou cinco no Novo Horizonte é levado à PED
DOURADOS
Carro carregado com calhas capota após colisão e mulher fica ferida