A programação oficial do Carnaval de Rua do Rio de Janeiro começa neste fim de semana, nos dias 17 e 18 de janeiro, e vai até 22 de fevereiro.

Segundo a Empresa Municipal de Turismo do Rio (Riotur), ao longo de todo o período carnavalesco, estão previstos 462 desfiles de blocos que devem atrair cerca de 6 milhões de foliões, entre moradores e turistas, que vão ocupar ruas, praças e avenidas em todas as regiões da cidade. Foram 803 blocos inscritos na Riotur, número recorde.
“O início do Carnaval de Rua marca um momento simbólico e muito importante para a cidade, quando o Rio reafirma o valor dessa manifestação cultural que nasce nos territórios, ocupa o espaço público e expressa a diversidade, a criatividade e a identidade do carioca. É um Carnaval plural, que reúne manifestações tradicionais e grandes blocos, dialogando com diferentes públicos, idades e partes da cidade”, disse, em nota, o presidente da Riotur, Bernardo Fellows.
A empresa de turismo informa que, neste ano, o Carnaval de Rua terá agenda extensa e descentralizada.
"A proposta é oferecer opções para públicos de todas as idades e perfis, incluindo blocos infantis e familiares, além daqueles voltados para foliões que buscam grandes concentrações, atrações musicais de destaque e experiências de forte impacto cultural", acrecentou.
O centro da capital fluminense concentra o maior número de desfiles, com 135 apresentações programadas. Em seguida, aparecem a zona sul com 99 desfiles, a Grande Tijuca com 63 desfiles, e a zona norte com 56, além das outras regiões da cidade que também vão receber intensa programação.
No sábado (18) estão confirmadas as apresentações do Folia do Largo Sapê, em Honório Gurgel, e do bloco Tá Chegando a Hora, em Pedra de Guaratiba. A Unidos do Santa Bárbara, em Engenho de Dentro, e a tradicional Banda da Saens Peña, na Tijuca, desfilam no domingo (19).
A programação se completa com o Bloco de Abertura do Pré-Carnaval de Madureira com as Águas de Cheiro, no Parque de Madureira, que marca simbolicamente o início oficial da festa nos subúrbios.
O carnaval não oficial de rua começou no último dia 4, com mais de 70 blocos espalhados pelo centro e por bairros das zonas sul e norte, marcando a abertura simbólica da temporada de pré-carnaval.
Serviço
Dia 17 (sábado)
Folia do Sapê Local: Honório Gurgel Concentração: Rua Nassau, 49 Horário: 16h
Tá Chegando a Hora Local: Pedra de Guaratiba Concentração: Rua Barros de Alarcão Horário: 17h
Dia 18 (domingo)
Unidos de Santa Bárbara Local: Engenho de Dentro Concentração: Rua Dona Teresa, 160 Horário: 15h
Banda da Saens Peña Local: Tijuca Concentração: Praça Saens Peña, 344 Horário: 15h
Abertura do Pré Carnaval de Madureira com as Águas de Cheiro Local: Parque de Madureira Concentração: Rua Soares Caldeira, 115 Horário: 14h
Deixe seu Comentário
Leia Também

Turismo internacional deve injetar US$ 185,7 milhões nos destinos brasileiros durante o carnaval

MS e mais 17 Estados fazem adesão à campanha contra assédio sexual no carnaval
Helicóptero e sonares reforçam buscas por vítimas de naufrágio em Manaus

Mulher fica gravemente ferida após colisão entre moto e carro
Projeto aumenta pena de importunação sexual na frente de criança

Seminário reúne especialistas e mobiliza 29 municípios para fortalecer a rede de saúde mental

Pé-de-Meia Licenciaturas: cadastro para participar começa amanhã

Adolescente de 13 anos é agredida pelo ex-namorado de 20

Detranzinho prorroga as inscrições para 2026
Advogada orienta sobre como se proteger de crimes digitais no carnaval
Mais Lidas

Vítima registra ocorrência após descobrir dívida de R$ 72 mil ao tentar financiamento imobiliário

Pescadores constroem rampa para barcos em busca de belas paisagens, esporte e até "dinossauros"

Dourados terá comércio aberto durante o Carnaval; bancos e setor público param

Serão 462 desfiles e público estimado em 6 milhões - Crédito: Fernando Frazão/Agência Brasil