Uma aeronave com 60 toneladas de rosas colombianas pousou no Aeroporto Internacional de Viracopos no dia 30 de maio. O produto ajuda a abastecer o mercado brasileiro às vésperas do Dia dos Namorados. Por se tratar de um item perecível, as flores necessitam de transporte e armazenamento sob temperatura controlada (2°C a 8°C) para garantir sua qualidade até a comercialização no varejo, no dia 12 de junho.
As rosas de diferentes cores e tamanho de haste vieram em um voo charter, ou seja, exclusivo. Elas foram cultivadas por ao menos 11 produtores colombianos e a negociação envolveu três importadores. A maior quantidade era de rosa vermelha, por ser a mais procurada no Dia dos Namorados.
A aeronave pousou em Viracopos, maior aeroporto de carga do país, pela manhã e o sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) iniciou a fiscalização à noite, logo após a carga ser disponibilizada. O trabalho só foi finalizado na manhã do dia 31.
De acordo com a chefe do Vigiagro de Viracopos, Rita Lourenço, toda a carga estava conforme do ponto de visto fitossanitário, ou seja, o Mapa não detectou a presença de pragas. Esse procedimento do Vigiagro tem o objetivo de proteger a agropecuária nacional, evitando o ingresso de pragas quarentenárias ausentes no país. Produtos de origem vegetal e animal só são liberados para os importadores após a inspeção dos auditores fiscais do ministério.
Ao desembarcarem, as rosas foram armazenadas em câmaras frias do terminal de cargas, inspecionadas e, só depois, liberadas para o transporte terrestre. A carga deste ano foi 20% maior que as rosas importadas no mesmo período de 2023.
Deixe seu Comentário
Leia Também
Condenado a 12 anos de prisão por estuprar a própria filha é preso
DEPUTADA FORAGIDAPolícia italiana investiga lugares onde Zambelli poderia estar
SELVÍRIASuspeito de matar trabalhador em carvoaria continuará preso

Conscientização sobre saúde masculina é tema de encontro
PF deve investigar jovem que fingia ser estudante de Medicina
No STF, Mauro Cid confirma delação que incrimina Braga Netto
RECEPTAÇÃODono de ferro-velho é preso com cadeira de prefeitura municipal
FUTEBOLSantos e Neymar chegam a acordo por contrato até o fim de 2025

Após mensagem a amigo, mulher desaparece e família pede ajuda
INSS estima iniciar ressarcimento de aposentados em 24 de julho
Mais Lidas

Polícia vai às ruas em Dourados e mira nomes ligados a facção criminosa

Três cidades de MS registraram temperatura abaixo de zero nesta terça-feira

Idoso morre em obra que trabalhava como vigia após madrugada gelada
