quarta, 18 de fevereiro de 2026
Dourados
24ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
CONCURSO

Candidatos negros do CNU precisam passar por etapa de confirmação

13 dezembro 2025 - 13h40Por Luiz Claudio Ferreira - Repórter da Agência Brasil

Pelo menos 14.651 candidatos que se declararam negros na segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2) precisam participar, neste final de semana (dias 13 e 14), da etapa de confirmação das ações afirmativas. O procedimento vai ser realizado em 224 municípios brasileiros.

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) disponibilizou a relação dos locais para realizar o procedimento (confira aqui).

A organização do concurso salienta que os convocados não podem faltar ou se recusar a participar de qualquer etapa – incluindo filmagem e biometria. Se não houver a confirmação, o candidato perde direito à vaga reservada. Nesses casos, a pessoa permanecerá apenas na ampla concorrência, desde que tenha nota suficiente.

Neste sábado, no período da manhã, os portões abriram às 7h e fecharam às 7h45, com início das atividades às 8h. À tarde, a abertura ocorre às 13h, com fechamento às 13h45, e início às 14h. No domingo, os candidatos terão de observar os mesmos horários deste sábado.

Verificação
Segundo explica o governo, a verificação é exclusivamente fenotípica e é conduzida por uma comissão formada por cinco integrantes, com diversidade de gênero, cor e, sempre que possível, origem regional. A etapa inclui registro de foto e filmagem, além da coleta biométrica.

A confirmação complementar à autodeclaração é presencial e ocorrerá na mesma cidade escolhida pelo candidato para a realização das provas. A etapa está prevista na legislação que regulamenta as ações afirmativas no serviço público federal.

Nesta segunda edição do concurso unificado, foi ampliado para 25% o percentual de vagas reservadas para pessoas negras e foram criadas cotas para pessoas indígenas (3%) e quilombolas (2%). A reserva para pessoas com deficiência permanece em 5%, conforme a Lei nº 8.112/1990.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Mocidade Alegre é campeã do Carnaval de São Paulo pela 13ª vez
CULTURA

Mocidade Alegre é campeã do Carnaval de São Paulo pela 13ª vez

Colisão entre carro e carreta deixa um morto na BR-463
ACIDENTE

Colisão entre carro e carreta deixa um morto na BR-463

ESPORTE

Bobsled: Brasil garante melhor resultado no trenó para dois atletas

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Projeto endurece regras para condenados por crimes sexuais contra crianças

INTERNACIONAL

Trump media novas conversas de paz entre Rússia e Ucrânia em Genebra

CARNAVAL

Quizomba leva ao Aterro do Flamengo conscientização sobre ecologia

POLÍCIA

Confronto com a PM termina com um morto em Anhanduí

POLÍTICA

Projeto cria fundo para acolhimento de animais para financiar abrigos

CAMPO GRANDE

Homem em situação de rua ataca mulher com pedradas e acaba preso

CARNAVAL

Resgates no mar do RJ passam de mil

Mais Lidas

DOURADOS

Mulher é detida após consumir produtos em feira do Jardim São Pedro e se recusar a pagar

DOURADOS

Vítima registra ocorrência após descobrir dívida de R$ 72 mil ao tentar financiamento imobiliário

ACIDENTE

Motorista é preso após colidir contra moto e deixar jovem em estado gravíssimo na BR-163

FERIADÃO

Veja o que funciona nesta segunda de Carnaval em Dourados