quarta, 20 de maio de 2026
Dourados
19ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
IMUNIZAÇÃO 

Campanha vai aplicar 89 mil doses de vacinas em indígenas

13 abril 2026 - 20h50Por Agência Brasil

O Ministério da Saúde espera aplicar mais de 89 mil doses de vacinas em 650 aldeias indígenas entre 25 de abril a 25 de maio de 2026. Neste período, será realizado o Mês de Vacinação dos Povos Indígenas (MVPI) para 2026, com o objetivo de ampliar o acesso à imunização em territórios indígenas, especialmente em áreas de difícil acesso. O anúncio foi feito nesta segunda-feira pela pasta. 

No ano passado, foram aplicadas mais de 70 mil doses, alcançando 57 mil indígenas. A campanha de 2026 foi anunciada pela secretária de Saúde Indígena, Lucinha Tremembé, na aldeia Barão do Rio Branco, localizada em Mâncio Lima (AC). O município conta três etnias (Puyanawa, Nukini e Nawa), somando cerca de 2 mil indígenas.

De acordo com a secretária, iniciar a mobilização em um território com desafios históricos de acesso é uma decisão estratégica e necessária.

“Nosso objetivo é ampliar a cobertura vacinal justamente em locais de baixa cobertura, garantindo que a informação chegue de forma clara e respeitosa, e que a população compreenda a importância da imunização para a proteção individual e coletiva”, disse.

Durante o MVPI, serão ofertados todos os imunobiológicos previstos no Calendário Nacional de Vacinação: Hepatite A; Hepatite B; BCG; Penta (DTP/Hib/Hep B); Pneumocócica 10-valente; Pneumocócica 23-valente (Pneumo 23); VIP (Vacina Inativada Poliomielite); VRH (Vacina Rotavírus Humano); Meningocócica C (conjugada); Meningocócica ACWY (conjugada); Febre amarela; Tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba); Tetraviral (sarampo, rubéola, caxumba e varicela); Varicela (monovalente); DTP (tríplice bacteriana); dTpa; HPV quadrivalente (papilomavírus humano); Influenza; e Covid-19.

A iniciativa é realizada desde 2010 e está integrada à 24ª Semana de Vacinação nas Américas e à 15ª Semana Mundial de Imunização, que iniciam no dia 25 e seguem até 2 de maio. Coordenada pela Secretaria de Saúde Indígena (Sesai), a campanha reforça a proteção contra doenças imunopreveníveis e contribui para o fortalecimento da atenção primária, por meio da busca ativa de indígenas ainda não imunizados.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Moradora de Dourados perde R$ 1,4 mil após comprar geladeira e máquina de lavar em falso anúncio
PARQUE ALVORADA

Moradora de Dourados perde R$ 1,4 mil após comprar geladeira e máquina de lavar em falso anúncio

Dupla é presa com cocaína escondida em veículo na BR-262
FISCALIZAÇÃO

Dupla é presa com cocaína escondida em veículo na BR-262

Parceria entre Governo e Showtec fortalece agro de MS como referência
MARACAJU

Parceria entre Governo e Showtec fortalece agro de MS como referência

Após exames, COE confirma criança como 12ª vítima da Chikungunya em Dourados
AEDES AEGYPTI

Após exames, COE confirma criança como 12ª vítima da Chikungunya em Dourados

Operação apreende drogas em ônibus e prende quatro envolvidos
POLÍCIA

Operação apreende drogas em ônibus e prende quatro envolvidos

ESPORTE

Marta volta à seleção feminina para 2 amistosos contra EUA no Brasil

DOURADOS

Cocaína apreendida com taxista na BR-463 pesou 38,5 quilos

POLÍTICA

Comissão aprova criação do Auxílio Recomeço, para vítimas de violência doméstica

INFORME PUBLICITÁRIO

Novo Campo: 10 anos de história no coração do agro em MS

SAÚDE

Ypê orienta consumidores a não usar nem descartar produtos de lote 1

Mais Lidas

OPORTUNIDADE

MS tem concursos abertos com inscrições encerrando em maio; confira prazos

PEDRO JUAN CABALLERO

Brasileiro é executado com tiros de fuzil na região de fronteira

CLIMA

Dourados segue em alerta após domingo de chuvas intensas

DOURADOS

Prefeitura entrega uniformes para equipe do Samu após oito anos sem reposição