A campanha de vacinação contra a gripe acaba na próxima sexta-feira, dia 05 de junho, em todo o país. O prazo inicial para o fim da campanha era 22 de maio, mas em razão da baixa adesão do público-alvo, o Ministério da Saúde prorrogou a data. A meta do governo é vacinar 80% dos cerca de 49,7 milhões de brasileiros que compõem o público-alvo. Dados do último balanço da pasta mostram que apenas 46,2% foram imunizados.
Devem receber a dose da vacina crianças com mais de 6 meses e menores de 5 anos, pessoas com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), presos e funcionários do sistema prisional.
Crianças que vão receber a vacina contra a gripe pela primeira vez devem ser imunizadas em duas etapas, com intervalo de 30 dias entre as doses. É importante levar o cartão de vacinação e um documento de identificação.
Também serão vacinadas pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou em condições clínicas especiais. Neste caso, é preciso levar uma prescrição médica especificando o motivo da indicação da dose.
Pacientes que participam de programas de controle de doenças crônicas no Sistema Único de Saúde (SUS) devem procurar os postos onde estão cadastrados para receber a dose, sem necessidade da prescrição médica.
Como o organismo leva, em média, de duas a três semanas para criar os anticorpos que geram proteção contra a gripe, a orientação é realizar a imunização no período da campanha para garantir a proteção antes do início do inverno.
A vacina é contraindicada a pessoas com história de reação anafilática em doses anteriores ou àquelas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.
A transmissão dos vírus Influenza ocorre por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. A doença também pode ser transmitida pelas mãos e por objetos contaminados.
Os sintomas da gripe incluem febre, tosse ou dor na garganta, além de dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. O agravamento pode ser identificado por sintomas como falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Mendes pede à PGR investigação contra senador Alessandro Vieira

Cão farejador encontra cápsulas de cocaína no estômago de boliviano

Sobrinha do ministro dos Povos Indígenas morre em escola do DF

Apreensão de mercadorias causa prejuízo de mais de R$ 100 mil ao crime

Justiça garante prorrogação da carência do Fies a médico de MS

Jovem diz ter sido estuprada após aceitar convite para tomar tereré

Aposentados do INSS já podem consultar a antecipação do 13º

Bebê morre em hospital após dar entrada com parada cardiorrespiratória

Abel Ferreira tem pena reduzida, mas ficará ainda quatro jogos fora

Polícia identifica autores de furto de caminhonete e prende um
Mais Lidas

Vítima de feminicídio é desenterrada e corpo apresenta sinais de necrofilia

Idosa é enganada por falso prêmio e descobre empréstimos de R$ 1,8 mil em Dourados

Calendário de licenciamento é alterado em MS; veja como fica

Inicialmente, a campanha terminaria no último dia 22, mas em razão da baixa adesão do público-alvo, o Ministério da Saúde prorrogou a dataElza Fiúza/Agência Brasil