domingo, 01 de dezembro de 2024
Dourados
37ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
DEBATE

CAE analisa cobertura de recém-nascidos com doenças por planos de saúde

29 novembro 2024 - 12h33Por Agência Senado

Com 12 itens na pauta, a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) reúne-se terça-feira (3), às 10h, para deliberação de projetos de lei, entre eles o que proíbe planos privados de saúde de excluírem cobertura a doenças e lesões preexistentes em recém-nascidos (PL 5.703/2023).

Conforme a Lei dos Planos de Saúde (Lei 9.656, de 1998), deve-se prestar cobertura assistencial ao recém-nascido, cujo pai ou mãe seja usuário do plano, nos primeiros 30 dias após o nascimento. O recém-nascido tem direito a ser inscrito no plano nesse primeiro mês sem precisar cumprir o período de carência.

Contudo, segundo a autora do projeto, senadora Ana Paula Lobato (PDT-MA), tal lei não impede a exclusão de cobertura dos recém-nascidos com doenças ou malformações congênitas. A matéria tem o parecer favorável da relatora na CAE, senadora Teresa Leitão (PT-PE).

Licença-maternidade
Também em prol dos bebês, um projeto de lei complementar aumenta o período de licença-maternidade nos casos de diagnóstico de alguma deficiência no recém-nascido. Assim, o período convencional de 120 dias de licença-maternidade passaria a ser de 180 dias.

O PLP 167/2023 foi proposto pela senadora Mara Gabrilli (PSD-SP) e tem o parecer favorável do relator, senador Romário (PL-RJ), na forma de substitutivo (texto alternativo).

De acordo com o relator, o salário deverá ser pago durante todo o afastamento pela Previdência Social, inclusive nos 60 dias de acréscimo na licença-maternidade. O substitutivo também estabelece que o diagnóstico da deficiência do recém-nascido poderá ser solicitado nos primeiros 109 dias da licença e, depois disso, deverá ser analisado em até dez dias. 

Dispensa de carência
A CAE deve analisar outro projeto na área de saúde. É o PL 2.472/2022, que inclui o lúpus e a epilepsia na lista de doenças dispensadas do prazo de carência para concessão dos benefícios de auxílio-doença e aposentadoria por incapacidade, concedidos pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).

A proposta, do senador Paulo Paim (PT-RS), retoma o PLS 293/2009, aprovado pelo Congresso em 2021, mas vetado integralmente pelo então presidente da República, Jair Bolsonaro, que alegou despesa obrigatória sem apresentar estimativa de impacto orçamentário e financeiro. 

Paim defende que essas duas doenças são incapacitantes e merecem o mesmo tratamento já dado em lei a outras condições: “Além do mais, o projeto não cria tratamento diferenciado às pessoas acometidas por lúpus e epilepsia, somente assegura o mesmo tratamento que já é dispensado às pessoas que convivem com doenças graves”, justificou o senador. A proposta tem o parecer favorável da senadora Damares Alves (Republicanos-DF). 

Bolsas de estudo
Outra matéria na pauta é o projeto de lei que isenta de imposto de renda e da retenção de contribuição à seguridade social as bolsas de estudo de graduação, de pós-graduação, de pesquisa, de extensão e as concedidas em função de acordo ou convenção coletiva de trabalho.

A proposta pretende assegurar a isonomia de tratamento aos benefícios e auxílios concedidos tanto por agências públicas como privadas de fomento à atividade acadêmica e científica. Oriundo da Câmara, o PL 2.670/2022 recebeu parecer favorável do senador Nelsinho Trad (PSD-MS).

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Mulheres Negras se mobilizam para 2ª Marcha por Reparação e Bem Viver

Enseada de Botafogo vai receber campeões da Libertadores
FUTEBOL

Enseada de Botafogo vai receber campeões da Libertadores

Dupla é presa planejando crimes contra agências bancárias de Dourados e Ivinhema
POLÍCIA

Dupla é presa planejando crimes contra agências bancárias de Dourados e Ivinhema

Piloto morre após novo acidente de motovelocidade em Interlagos
TRAGÉDIA

Piloto morre após novo acidente de motovelocidade em Interlagos

Homem atira em animais de rua e causa apagão em bairro
NOVA ALVORADA DO SUL

Homem atira em animais de rua e causa apagão em bairro

ESPORTE

Seleção feminina de rugby inicia circuito mundial com nono lugar

FUTEBOL

Bahia e Corinthians pressionam Cruzeiro em disputa por Libertadores

EDUCAÇÃO

Prova com prêmio de R$ 5 mil para universitários ocorre neste domingo

BRASIL

Morre aos 93 anos o físico Rogério Cerqueira Leite

ACIDENTE

Casal morre após motocicleta ser atingida e arrastada por 135 metros

Mais Lidas

ELEIÇÕES 2026

Geraldo reafirma projeto para disputar o Senado e defende fusão do PSDB com partidos de centro

OPORTUNIDADE

Prefeitura de Dourados abre processo seletivo para a área da educação

CLIMA

Dourados entra em alerta de chuvas intensas e ventos de até 60 km/h

DOURADOS

Com extensa ficha criminal e histórico de violência, autor de feminicídio fez "festa" após crime