O governo brasileiro vai participar da 7ª edição da Semana de Ação Climática de Londres, que ocorre entre este sábado (21) e o próximo dia 29 de junho, e deve reunir 45 mil pessoas em 700 eventos na capital do Reino Unido. Esse é um dos principais eventos sobre clima da Europa.
Governos, especialistas, investidores, empresas e organizações da sociedade civil de todo o mundo discutem medidas para combater a crise climática causada, principalmente, pela queima de combustíveis fósseis que ameaça a segurança global devido ao aumento dos eventos climáticos extremos.
Entre os objetivos do encontro está o de contribuir com o debate rumo à COP30, a Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climática, que vai ocorrer em Belém (PA), em novembro deste ano. A participação do Brasil na Semana Climática de Londres é mais um esforço para mobilizar governos e sociedades para construir soluções globais contra a crise climática, facilitando acordos na COP30.
Reuniões preparatórias
Nos últimos 10 dias, representantes do governo brasileiro e da sociedade civil do país estiveram em Bonn, na Alemanha, em reuniões preparatórios para o evento em Belém. Nesses encontros, discutiu-se medidas para implementação dos acordos firmados nas COPs anteriores.
“Já estamos vivendo a emergência climática, que invade nossas casas e nossas vidas, e atinge desproporcionalmente os mais vulneráveis. Para termos uma chance, precisamos de ação coletiva e urgente”, informou a secretária nacional de mudança do Clima do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e diretora-executiva da COP30, Ana Toni, no evento na Alemanha.
Na Alemanha, o Brasil apresentou carta com 30 objetivos chaves para aumentar a proteção ao clima, como reverter a degradação florestal até 2030 e triplicar as fontes de energia renováveis.
Além de Ana Toni, irão representar o governo brasileiro na Semana de Ação Climática de Londres o presidente da COP30, embaixador André Aranha Corrêa do Lago, e a secretária de assuntos internacionais do Ministério da Fazenda, embaixadora Tatiana Rosito. Também está prevista a participação do secretário-geral da ONU, António Guterres.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 38 milhões

"Caravana da Castração" roda o Estado e quer atingir 20 mil animais

Homem é assassinado com golpe de faca no meio da rua

Seis pessoas ficam feridas após colisão frontal entre carreta e picape

Há quase um mês sem chuvas, Dourados entra em novo alerta de baixa umidade
Brasileirão retorna hoje com clássico e líder em campo

"Balaio Festival" reúne feira criativa, cultura e música hoje em Dourados

Jovem bêbado é preso após agredir e ameaçar mãe com faca

Homem dispara quatro vezes para o alto, resiste à abordagem e acaba preso em Dourados

Operário encara o Uberlândia para continuar sonhando com a vaga
Mais Lidas

Produtor rural morto a tiros em fazenda no distrito de Itahum é identificado

Organização Social que vai gerir Hospital Regional de Dourados abre mais de 100 vagas de emprego

Filho de acusado de matar fazendeiro se apresenta, presta depoimento e é liberado
