O Brasil ocupa o segundo lugar no ranking divulgado hoje (5) pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) sobre as taxa de mortes por armas de fogo entre 57 países de todo o mundo.
Os dados são referentes aos anos de 2000 a 2003, e foram colhidos pela Unesco com base em relatórios enviados pelos países à Organização Mundial de Saúde (OMS). Segundo o ranking da Unesco, o Brasil perde apenas para a Venezuela na quantidade de óbitos por armas de fogo. Em 2002, foram quase 22 mortes por armas em cada cem mil habitantes no Brasil. Já na Venezuela, esse número chega a 34 mortes.
Em contrapartida, no Japão - último colocado do ranking - menos de uma pessoa morreu no mesmo período em consequência de armas de fogo. O Brasil perde para países como Israel, que historicamente mantém conflitos com o povo palestino na disputa por territórios no Oriente Médio. Israel ficou em 6º lugar no ranking, atrás de países como os Estados Unidos, Argentina, México, França e Croácia.
Ao contrário do Brasil, em Israel é permitida apenas a posse de armas de fogo, mas sua comercialização é proibida. Para o representante da Unesco no Brasil, Jorge Werthein, o ranking mostra a necessidade de mudanças no comércio de armas de fogo no país. "Lamentavelmente o Brasil ocupa o 2º lugar. Isso mostra a preocupação necessária com a alta taxa de mortes por arma de fogo no Brasil. É muito, em comparação com os 57 países", ressaltou.
O representante da Unesco apresentou o ranking ao presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE), e fez um apelo para a aprovação do decreto legislativo que determina a realização de referendo sobre a comercialização de armas de fogo em outubro deste ano. O pedido da Unesco sensibilizou o presidente da Câmara.
"Nós precisamos fazer tudo pra savalguardar a sociedade, e a sociedade não pode ficar sendo punida por falta de ação dos legisladores e da própria segurança do país. O referendo vai, e quem vai decidir é o povo. Tem que acabar a obstrução, senão eu não vou poder colocar em votação", disse Cavalcanti após encontro com Jorge Werthein.
Deixe seu Comentário
Leia Também
Leilão do Detran/MS com 260 veículos sucatas será aberto nesta terça-feira

Onça é resgatada após ser atropelada em rodovia
Deputados devem votar quatro propostas na Ordem do Dia desta terça-feira

Linha spa corporal da Mahogany é perfeita para limpeza e revitalização
Homem espanca a própria esposa que fica com rosto desfigurado
Jovem é preso transportando 230 quilos de maconha em carreta

Homem é assaltado por indivíduos que se identificaram como policiais

Decreto prevê interdição e multa a estabelecimento que desrespeitar restrições

Conheça mais sobre os SSD's e toda sua versatilidade

Mulher encontrada carbonizada estava desaparecida desde sábado
Mais Lidas

Mulher tem carro roubado ao parar no semáforo em Dourados

Irmãos morrem após serem atropelados por caminhonete em rodovia

Mega-Sena premia uma aposta com R$ 40 milhões e 11 douradenses acertam a Quadra
