quinta, 23 de janeiro de 2025
Dourados
22ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397

Brasil é a segunda maior fonte de ataques virtuais

06 fevereiro 2010 - 09h53

Do segundo para o terceiro trimestre de 2009, o índice de ataques virtuais originados no Brasil pulou de 2,3% para 8,6%, ficando à frente dos EUA (6,9%) e da China (6,5%) e atrás apenas da Rússia (13%), segundo o relatório "The State of the Internet" (O estado da internet), produzido pela Akai.
 
O dado não surpreende Eduardo Godinho, especialista da empresa de segurança virtual Trend Micro.



Reprodução





Raios de luz indicam servidores de Akamai, empresa que publicou relatório "The State of the Internet" sobre ataques virtuais na rede



"De acordo com os nossos estudos, o Brasil já vem sendo há bastante tempo um dos líderes dos ataques na internet, principalmente quando falamos de spam, phishing e trojan", afirma. "Somos, entre aspas, bastante criativos quando se fala em trojans para roubar dados bancários, por exemplo".
Para o especialista, a recente popularização da internet e da banda larga no Brasil contribui para a posição cada vez mais destacada do país no mundo do cibercrime.
Godinho afirma que os usuários têm mais consciência da necessidade de usar programas de segurança, mas que o mais importante de tudo é navegar com consciência e cautela.
Para Fabiano Tricarico, gerente nacional de vendas da área de varejo da Symantec, o internauta brasileiro ainda não está ciente da importância de ter bons softwares de proteção. "A maioria deles não usa nenhum produto para se proteger ou não usa um software adequado", afirma.
"Muita gente ainda tem a imagem de que o hacker é aquele cara novinho, com cara de nerd, que tem um monte de espinha na cara e usa óculos e bonezinho. Não é mais assim", afirma Tricarico.
Segundo o especialista, no passado, hackers criavam vírus com o simples objetivo de ficar famosos e infectar o maior número possível de computadores. "Hoje ninguém mais faz isso. Atualmente eles querem o anonimato, na verdade. O ataque é direcionado ao lucro financeiro", afirma Tricarico.
O cibercrime, segundo o especialista, é dominado por quadrilhas especializadas. "Alguns números mostram que elas estão movimentando mais dinheiro do que tráfico de drogas no mundo".
Godinho aponta os encurtadores de URLs (endereços de sites), popularizados pelo Twitter, como uma das principais formas de disseminação de pragas virtuais nos dias de hoje.
Os endereços curtos, usados principalmente para espalhar links no microblog com limite de 140 caracteres, podem esconder páginas maliciosas.
Antes dos encurtadores, afirma Godinho, recomendava-se ao usuário que passasse o mouse sobre o link para descobrir sua origem. Agora, o especialista da Trend Micro recomenda que, antes de clicarem em links enviados por amigos, os internautas devem perguntar a eles a procedência dos endereços.
O próprio bit.ly, encurtador de URL mais popular atualmente, permite ver para onde vão os links curtos.
"É como na vida real. Você não vai andar na rua sem prestar atenção aos lados, ver se tem alguém o seguindo. Na internet é mais ou menos a mesma coisa", conclui Tricarico.



 
Arte
 





Deixe seu Comentário

Leia Também

TEMPO

Quinta-feira de sol com aumento de nebulosidade em Dourados

Caminhão com cigarros que saiu de MS é apreendido em Minas Gerais
CONTRABANDO

Caminhão com cigarros que saiu de MS é apreendido em Minas Gerais

ATOS GOLPISTAS

Primo dos filhos de ex-presidente denunciado era figura assídua no Planalto

CAPITAL

Trio anuncia assalto, leva dinheiro e joias e se esconde em mata

Corumbaense e Costa Rica ficam no empate sem gols em Aquidauana
FUTEBOL

Corumbaense e Costa Rica ficam no empate sem gols em Aquidauana

Mulher perde mais de R$ 4 mil após levar golpe de estelionatário

REGIÃO 

Mato Grosso do Sul lidera adesão ao Programa Fomento Rural

BALBINA DE MATOS

Homem é assassinado a tiros em bar de Dourados 

CAPITAL

Policial em surto é levado para hospital após 12 horas de negociação

MEIO AMBIENTE

Dino dá prazo de 30 dias para conclusão de planos contra queimadas

Mais Lidas

FURTO

Dono de transportadora de Dourados denuncia furto de carga de 34 toneladas de fertilizantes

BR-163

Radar flagra veículo trafegando a 200km/h em rodovia de MS

MAIS UMA VÍTIMA

Morador de Dourados tem prejuízo de quase R$ 15 mil após cair em golpe por mensagens

SP-613

Morador em Dourados é preso com quase 30 quilos de cocaína em rodovia de São Paulo