Menu
Busca segunda, 17 de maio de 2021
(67) 99257-3397

Brasil deve encarar drama diante do Equador no sub-20

09 fevereiro 2011 - 11h29

A partida contra o Equador, no início da madrugada desta quinta-feira, à 0h10 (de Brasília), ganhou tons dramáticos para a seleção brasileira. A vitória devolve a confiança à equipe comandada por Ney Franco, que vem de derrota por 2 a 1 diante da Argentina, e pode dar ao país o topo da classificação do hexagonal final do Campeonato sul-americano Sub-20. Esse campeonato classifica os quatro melhores para o Mundial da categoria, em julho, na Colômbia, e os dois primeiros colocados para os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Uma derrota, porém, complica de vez o sonho olímpico. O Brasil é o atual segundo colocado, com seis pontos, ao lado da Argentina, e veria o Equador, que tem cinco, ultrapassá-lo. O uruguaios, que enfrentam os argentinos, lideram a competição com sete.

O drama brasileiro está concentrado nos problemas que Ney Franco tem para montar o time. Acostumado a ter todos os atletas à disposição - o Brasil entrou com a mesma formação nas três primeiras rodadas da fase decisiva -, o tropeço diante dos principais rivais parece ter detonado uma série de contratempos. Neymar, artilheiro do time, com sete gols, e principal estrela do Sul-Americano, está suspenso por ter recebido o segundo cartão amarelo. O mesmo se aplica ao zagueiro Juan, expulso no último jogo. Para piorar, a zaga perdeu também o capitão Bruno Uvini, que sofreu lesão na fíbula e voltará ao Brasil para seguir seu tratamento.

Como se não bastassem as ausências de três titulares, a comissão técnica tem demonstrado muita preocupação com o aspecto emocional do grupo. Desde a goleada por 5 a 1 sobre o Chile, na abertura do hexagonal, os jogadores deram sinais de que "pegam pilha", ou seja, se irritam com muita facilidade. Diante dos argentinos esse problema só ficou ainda mais evidente. Mesmo sem declarações polêmicas por parte dos adversários, os brasileiros entraram no jogo nervoso, comportamento que resultou na expulsão de Juan logo aos seis minutos de partida e no cartão amarelo que tirou Neymar do encontro com os equatorianos.

O receio entre os integrantes da delegação é de que a derrota no principal clássico da competição, aliada ao fato de o time ter perdido a liderança do hexagonal e ter três desfalques, crie uma pressão com a qual os jogadores tenham dificuldade de lidar. "Todos sabem que fizemos um bom jogo contra a Argentina. Mesmo com um a menos em campo, jogamos de igual para igual", afirmou o treinador brasileiro. "Mas essa irritação, esse lado emocional precisa mesmo ser trabalhado."

Na equipe equatoriana, o clima é de confiança. Questionados sobre a força da seleção brasileira, jogadores e integrantes da comissão técnica costumam lembrar duas passagens. A primeira delas é o primeiro jogo contra os brasileiros, na fase de classificação. O Brasil venceu por 1 a 0, gol de Henrique, encontro marcado pelo equilíbrio. "Também fizemos um bom jogo contra a Argentina. Nosso confiança está em alta", lembrou o técnico Sixto Vizuete, referindo-se à vitória sobre a equipe de Juan Iturbe.

Deixe seu Comentário

Leia Também

BRASIL
Governo espera que IFA para o Butantan chegue até o fim de maio
Startup da Inova Unigran é vice-campeã do Techstars Startup Weekend Sustentabilidade
EDUCAÇÃO
Startup da Inova Unigran é vice-campeã do Techstars Startup Weekend Sustentabilidade
Escrituras do programa de regularização fundiária são entregues em Dourados
HABITAÇÃO
Escrituras do programa de regularização fundiária são entregues em Dourados
Equipamentos são entregues para desafogar fila de espera por UTI Covid em Dourados
PANDEMIA
Equipamentos são entregues para desafogar fila de espera por UTI Covid em Dourados
Homem é multado em R$ 15 mil por incêndio e desmatamento de área de Mata Atlântica
DOURADINA
Homem é multado em R$ 15 mil por incêndio e desmatamento de área de Mata Atlântica
LEGISLATIVO
Emenda de Barbosinha aperfeiçoa funcionalidade do Cartório Virtual em MS
ROTA BIOCEÂNICA
Itaipu Binacional garante licitação da ponte internacional em julho
TRÁFICO DE DROGAS
PM apreende 250 kg de maconha abandonada em rodovia
PANDEMIA
Covid-19: governo espera antecipar entrega de vacinas já contratadas
TRÊS LAGOAS
Adolescente é apreendido por tráfico de drogas

Mais Lidas

CAMPO GRANDE
Após discussão, jovem bate veículo em poste e namorada que estava no capô morre
POLÍCIA
'Apaixonado', rapaz furta objetos na PED para ser preso e reencontrar marido
FEMINICÍDIO
Mulher baleada na cabeça pelo ex-marido morre no hospital
REGIÃO
Mulher mata o marido a facadas após discussão em MS