Com seu novo hidroavião e apoio terrestre de um Land Rover, a inédita expedição ecológica que está mapeando a qualidade das águas brasileiras chega a Dourados hoje, às 16 horas, pousando no aeroporto municipal Francisco de Matos Pereira. O que para muitos parecia difícil, até mesmo impossível, aconteceu: menos de um mês após o incidente na Chapada dos Guimarães, quando o aviador Gérard Moss e sua mulher, Margi, escaparam ilesos após um pouso forçado, o projeto Brasil das Águas está novamente sobrevoando o País e cumprindo a preciosa tarefa ambiental de colher e analisar amostras de água doce. Após o episódio em Mato Grosso, onde o hidroavião Talha-Mar sofreu avarias que o tiraram de operação por alguns meses, o produto nacional entrou em cena para protagonizar as operações: a nova aeronave, menor e mais leve, é um Max Anfíbio fabricado no Brasil, adaptado com os computadores e equipamentos de coleta. O projeto agora conta também com o apoio terrestre de um Land Rover Defender, e a terceira campanha começa em Mato Grosso do Sul. O casal Gérard e Margi Moss estará disponível para fotos e entrevistas, tão logo o avião pousar do aeroiporto municipal de Dourasos.O Brasil das Águas conta com o patrocínio master da Petrobras (fornecedora exclusiva do combustível), o co-patrocínio da Embratel e tem parcerias com a Agência Nacional de Águas (ANA), a Cia. Vale do Rio Doce e a Chubb Seguros.O projeto Brasil das Águas se destaca pela tecnologia envolvida no processo de coleta, análise e transmissão de dados. Através de um avançado Sistema de Informações Geográficas (SIG), combinação de software, hardware, imagens de satélite e bancos de dados, integrados ao site www.brasildasaguas.com.br, é permitido a cientistas, estudantes e demais interessados na pesquisa não apenas visualizar as peculiaridades dos locais analisados, mas acessar gratuitamente dados detalhados sobre a expedição. Através do SIG é possível navegar por imagens de satélite sobre o Brasil, visualizando dados geo-políticos, textos, gráficos, tabelas e fotografias, assim como os resultados preliminares das análises da água. Cada ponto de coleta é registrado em fotos aéreas realizadas por micro-câmeras instaladas no avião, em imagens georreferenciadas por GPS.