O Banco Central (BC) instituiu ontem (21) o Sistema de Operações do Crédito Rural e do Proagro (Sicor), em substituição ao Registro Comum de Operações Rurais (Recor). Além de conter os dados do Recor, o novo sistema terá o registro mensal do saldo devedor dos tomadores de crédito rural, o status da operação quanto ao grau de adimplência e as coordenadas geodésicas do empreendimento rural.
Criado há 30 anos, o Recor contém o registro de todas as operações feitas pelo Sistema Nacional de Crédito Rural (SNCR), entretanto o cadastramento do financiamento agrícola tinha prazo de até 30 dias para ser feito, a partir da data de contratação. A partir de 1º de janeiro, quando o Sicor entrará em vigor, o cadastramento será no ato da contratação.
De acordo com nota do BC, o novo sistema ajudará a aperfeiçoar, de forma substancial, o trabalho de fiscalização das instituições que operam com crédito rural e com o Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro). A expectativa é que o governo ganhe mais um instrumento para auxiliar na gestão das políticas de crédito rural, do Proagro e do seguro rural.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Mulher denuncia compra indevida de passagem aérea no valor de R$ 5 mil em seu cartão de crédito

Cadela é resgata após horas presa em buraco de calçada

Estado de São Paulo registra 44 casos de febre de oropouche

Três novos países adotaram restrições à importação de carne de aves brasileira

Boca de fumo é fechada e suspeito de comercializar drogas na modalidade "delivery" preso

Agências de viagens e operadoras têm até 28 de maio para se inscreverem no Feirão Conheça o Brasil
Regras para a inclusão de pessoas neurodivergentes são aprovadas na Câmara

Mobilização vacina profissionais da indústria em todo o país

Internos da PED são flagrados jogando drogas pela janela

Comissão debaterá venda de remédios em supermercados
Mais Lidas

Motorista cai com carro na BR-163 após passar por vão de viaduto em Dourados; veja vídeo

Vizinho é preso acusado de abusar menina de 5 anos em Dourados

Após ser detida em posto de combustível mulher dá 'showzinho' em delegacia
