Menu
Busca terça, 07 de abril de 2020
(67) 9860-3221

Banco Central mantém a taxa Básica de Juros em 7,25% ao ano

07 março 2013 - 09h16

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) terminou na noite de ontem, dia 06 de março, sua segunda reunião no ano e manteve a taxa básica de juros (Selic) em 7,25%, em linha com as expectativas da maioria dos analistas de instituições financeiras, que estimam juros no mesmo patamar até o final do ano.

Foi a terceira reunião seguida em que o colegiado de diretores do BC manteve a taxa fixada em 11 de outubro do ano passado, no nível mais baixo da história do Copom, criado em junho de 1996. A taxa está em 7,25% há cinco meses e assim permanecerá pelo menos até 17 de abril, na próxima deliberação do Copom.

Em nota divulgada logo depois do final da reunião, ocorrida ontem (5) e hoje, o Copom informou que vai acompanhar a evolução do cenário macroeconômico, até a reunião de abril, para então definir os próximos passos na sua estratégia de política monetária.

A taxa básica de juros teve dez reduções seguidas, de agosto de 2011, quando estava em 12,5%, a outubro do ano passado, quando foi fixada em 7,25%. Em 14 meses, a Selic perdeu 5,25 pontos percentuais, equivalentes a 42%, mas a rede bancária não acompanhou a redução dos juros na mesma proporção.

Pesquisa da Fundação Procon de São Paulo nas sete maiores instituições bancárias do país mostra que a taxa média cobrada sobre empréstimos pessoais, em agosto de 2011, era 5,87% ao mês, e a mesma taxa no início do mês passado era 5,35%, com redução de apenas 8,85%. No mesmo período, a taxa média sobre cheque especial caiu de 9,56% ao mês para 7,92%, com queda de 17,15%.

De acordo com o boletim Focus, divulgado na última segunda-feira (4) pelo BC, a maioria dos analistas financeiros da iniciativa privada acredita que a Selic deve permanecer no atual patamar, pelo menos no curto prazo, como forma de estimular a retomada da atividade econômica, que cresceu só 0,9% no ano passado, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Deixe seu Comentário

Leia Também

SÃO PAULO
Sul-mato-grossense leva 12 facadas e crime é transmitido ao vivo
JUDICIÁRIO
STF: acordos de redução de salários devem passar por sindicatos
CAPITAL
Polícia localiza pai que fez ‘zerinho’ com filho no para-lama de moto
ÁGUA CLARA
Ex-prefeito é condenado a devolver R$ 430 mil por contratos sem licitação
EDUCAÇÃO
Enem: começa prazo para solicitação de isenção de taxa
CAMPO GRANDE
Após se envolver em acidente, homem é agredido e tem carro roubado
IMUNIZAÇÃO
Saúde distribui 300 mil doses de vacinas contra influenza aos municípios
BOLSAS
Fundect prorroga Edital com 50 vagas de remuneração de R$ 4 mil
NOVO HORIZONTE
Homem é preso em flagrante após tentar matar ex-mulher a facadas
TECNOLOGIA
Clientes do Banco do Brasil podem sustar cheques por aplicativo

Mais Lidas

DOURADOS
Dois homens são executados por dupla de moto no Jardim Carisma
FLEXIBILIZAÇÃO
Com restrições, comércio volta a funcionar amanhã em Dourados
COVID-19
Estado tem mais três confirmações do novo coronavírus em 24 horas, todas no interior
DOURADOS
Polícia apura que filho matou pai a pauladas após agredir a mãe grávida